Jasmim: tipos, usos medicinais, como fazer o chá

Jasmim: tipos, usos medicinais, como fazer o chá

O jasmim, florzinha branca que, ao cair da noite, expande aroma anunciando sua presença é considerada no Oriente, um dos símbolos femininos da beleza e tentação. Mas, fora a presença física da flor, sua presença etérea é curativa.

O que é jasmim?

É chamada de jasmim toda planta do gênero Jasminum. As Jasminum originárias, nativas, são brancas, de pétalas pequenas e fortemente aromáticas, com um odor doce e penetrante que, para algumas pessoas, pode dar dores de cabeça sendo que para outras, relaxa e acalma.

Existe um único jasmim nativo amarelo, sem aroma, e algumas variedades de jasmins híbridos, de flores grandes, coloridas, como o jasmim-manga, por exemplo com cores que vão do amarelo ao rosado forte sempre sobre uma base branca.

Dentre as espécies mais populares de jasmim podem ser referidas essas:

jasminum azoricum

Jasminum azoricum, ou Jasmim-dos-açores

jasmim amarelo

Jasminum mesnyi, ou Jasmim-amarelo (sem aroma)

jasminum nitidum

Jasminum nitidum, ou Jasmim-estrela

jasminum officinale

Jasminum officinale, ou Jasmim-verdadeiro

jasminum polyanthum

Jasminum polyanthum, ou Jasmim-dos-poetas

Mas, caso seu interesse seja maior, conheça aqui a lista completa dessas flores.

No Brasil também chamam de jasmim, outras espécies

Basta ter as flores tubulares, de cinco pétalas e forte perfume para ser chamada de jasmim aqui no nosso país, mesmo que a planta não tenha nada a ver como o gênero Jasminum. Assim tem, aqui na terra, os jasmins não jasmim:

● Espécies do gênero Trachelospermum

Gardenia jasminoides – gardênia

Cestrum nocturnum – dama-da-noite

Quisqualis indica – jasmim-da-índia

Osmanthus fragrans – jasmim-do-imperador

● Espécies do gênero Gelsemium

● Madressilva

Veja o vídeo abaixo:

Uso medicinal do jasmim

O jasmim é usado na aromaterapia, por seu odor forte e adocicado, que estimula a libido – portanto, é reconhecido como um afrodisíaco. Porém, ele faz muito mais por quem o usa, tanto para a saúde mental quanto física:

● É um leve analgésico natural e relaxa a musculatura do pescoço apaziguando as dores de cabeça

Alivia sintomas da TPM e menopausa, a irritabilidade emocional, calores intensos e “nervos à flor da pele”

Cicatrização e regeneração da pele quando usado em casos de acne ou feridas em cicatrização

Ajuda a curar gripes e resfriados – age como antiinflamatório, antisséptico, analgésico e expectorante, aliviando os sintomas e acelerando a cura do corpo de gripes e resfriados.

Calmante e antidepressivo – acalma o cérebro tirando você dos pensamentos giratórios obsessivos, estimula o pensamento positivo.

●Tem ação equilibradora da produção hormonal, podendo ser usado positivamente na depressão pós parto e qualquer outra sintomatologia depressiva.

Como usar

● No difusor elétrico ou aromatizador: pingar 2 gotinhas e deixar o aroma se espalhar no ambiente.

Na roupa de cama: pingar 3 ou 4 gotinhas na sua roupa de cama antes de ir dormir para acalmar e ter sono tranqüilo, ou para apimentar a vida a dois.

Em cremes: acrescente 5 gotinhas do óleo essencial de jasmim em 60 gramas de creme de base neutra use como creme de massagem.

Em colar aromático: pingar 2 gotinhas de óleo essencial de jasmim em seu colar aromático (ou um chumaço de algodão, em um saquinho, dentro da sua bolsa), usar para acalmar a mente e atrair pensamentos positivos.

Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre o uso medicinal do jasmim, leia aqui e mais este artigo, sobre seu uso no tratamento de problema hepáticos.

O chá de jasmim

cha

Bem, o conhecido chá de jasmim é feito com chá chinês (preto, verde, vermelho ou branco) puro, e flores secas do jasmim. É um chá aromático usado tradicionalmente na China, suave e agradável, que é ideal para os momentos de reencontro pois, com o aroma do jasmim, as boas conversas estarão garantidas e a ansiedade, apagada.

Mas, se preferir, faça o chá de jasmim somente com as flores frescas do seu jasmineiro pessoal – claro, confirme se aquilo que você chama de jasmim é mesmo um jasmim, certo? Com o chá puro de flores de jasmim você terá todos os benefícios do seu óleo essencial: aliviar o estresse, ansiedade, tensão e exaustão nervosa, favorece o sono tranquilo, é calmante. Em compressas, ajuda no tratamento de conjuntivite e problemas de pele. Usado para aliviar dores de cabeça e enxaqueca.

Como plantar jasmim

E, caso você pretenda cultivar um pé de jasmim em vaso, dê uma olhada neste vídeo abaixo – tem dicas interessantes.

Só não plante os jasmins que não o são perto da janela do seu quarto – seu odor intenso, durante a noite, pode prejudicar seu sono e causar dores de cabeça de origem alérgica.

Especialmente indicado para você:

REPELENTE CASEIRO: CONHEÇA AS PLANTAS REPELENTES DE MOSQUITOS

PARA ACABAR COM OS PIOLHOS: 6 REMÉDIOS NATURAIS

COMO E PORQUE ATRAIR MORCEGOS PARA O SEU JARDIM

CHÁ VERMELHO EMAGRECE? SIM, MAS QUANTO CONSUMIR?

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *