Como plantar kiwi e ter rapidamente seus frutos

Como plantar kiwi

O kiwi é um fruto de origem oriental, que cresce como arbusto escandente. Seus frutos surgem entre 3 e 5 anos após o plantio. Esta é uma planta altamente produtiva que vai de dar deliciosos frutos muito saudáveis.

As variedades de kiwi que encontramos à venda são originárias, na sua maioria, da Actinidia deliciosa e, em menor quantidade, da Actinidia chinensis. Existe kiwi de flores masculinas e kiwi de flores femininas assim como também, o kiwi de flores hermafroditas, duas variedades da Actinidia chinensis, a Jenny e a Solo.

Com essa diversidade, para ter kiwi no jardim e obter frutos viáveis você precisará de ter uma planta macho e outra planta fêmea, das variedades mais comuns no mercado. Esta é uma planta polinizada por abelhas.

Eu li alguns textos sobre como cultivar kiwi e selecionei as dicas básicas para você, que exponho a seguir. Se quiser ler na fonte, veja aqui, aqui e aqui

kiwi 3

Como plantar seu kiwi

Você pode plantar o kiwi aproveitando as sementes de uma fruta que comprou porém, terá que plantar o kiwi com estacas. Vamos ver as duas formas, a seguir:

Semeando kiwi

Retire as sementes do miolo de um kiwi bonito que tenha o sabor que você mais gosta. Lave as sementes em uma peneira, debaixo da água da torneira e coloque as sementinhas para secar em um papel toalha. Depois de secas, ponha as sementinhas (com o papel toalha) dentro de um pote plástico, na geladeira, e feche bem.

As sementes deverão brotar entre os 7 e os 20 dias depois. Após brotadas, separe as sementes (cortando o pedaço de papel toalha em volta delas) e coloque-as nos cubículos da bandeja de germinação, onde você já deverá ter colocado a terra preparada. Mantenha a bandeja com a terra bem úmida. Quando as plantinhas estiverem com 10 cm de altura, transplante-as para os vasos ou canteiros.

Reproduzindo kiwi por estaquia

Você deverá ter estacas de ramos de kiwi que tenham sido cortadas próximo ao caule principal que tenham, pelo menos duas folhas inteiras. Mergulhe as estacas de kiwi em um líquido enraizador (por exemplo, aquele feito com lentilha batida) e, em seguida, na terra úmida da bandeja de germinação ou em vasos pequenos. Quando começarem a aparecer as primeiras gemas (brotos verdinhos), retire com cuidado para não machucar as raízes e transplante as estacas para o local definitivo ou vaso grande.

A terra para plantar kiwi

O kiwi gosta de solo com pH ligeiramente ácido. Prepare a terra orgânica misturando composto bem curtido, borra de café, farinha de osso ou cinzas e farinha de casca de ovo (para um vaso de 20 l de terra você poderá juntar uma xícara de composto e 1 colher de sopa, bem cheia, de cada um dos outros adubos mencionados). A borra de café ajudará a que o pH da terra se mantenha mais ácido. Depois de adubada, junte 2 l de areia média à mistura.

Esta terra preparada você deverá usar tanto na bandeja de germinação das sementes ou estacas, nos vasos ou nas covas, no jardim.

O lugar que o kiwi gosta

O kiwi é uma planta de região de temperatura amena, subtropical porém é bastante resistente às variações de temperatura, tanto para o frio quanto para o calor.

Escolha um lugar sombreado para ter suas mudas de kiwi, onde não bata sol direto e onde os ventos corram suaves - ventos fortes derrubarão as flores de kiwi prejudicando a produção de frutos.

O kiwi é uma planta que se enrola em suportes sejam estes feitos especialmente para este fim ou sejam muros, telhados, e outras árvores.

Conforme o seu kiwi for crescendo, ajude seus ramos a encontrarem os apoios necessários. Uma boa ideia é você construir uma pérgola, ou plantá-lo ao lado de um muro (e compartir frutos e flores com seu vizinho, claro).

A irrigação do kiwi

O kiwi gosta de água. O ideal é você regar semanalmente ou até com maior frequência, na estação seca. Para você ter uma ideia de quanta água o kiwi precisa, saiba que, para um vaso de 20 l de terra com um pé de kiwi plantado você deverá oferecer 10 l de água a cada rega.

Kiwi e doenças

O kiwi é bastante resistente a doenças de todos os tipos. Eventualmente, seu pé de kiwi poderá ser atacado por pulgões porém, será fácil evitá-lo usando algum dos métodos biológicos de que já falamos em outros artigos.

Mudas de kiwi

Mas, claro que você poderá optar por comprar duas mudas já formadas de kiwi, uma fêmea e uma macho, que estejam próximas da época de frutificação. Serão mais caras porém o resultado e benefício será muito mais rápido.

Especialmente indicado para você:

setaENRAIZADOR NATURAL PARA PLANTAS (2 RECEITAS)

setaKIWI: FRUTA DE MIL PROPRIEDADES, USOS E BENEFÍCIOS

seta11 RECEITAS CASEIRAS DE INSETICIDAS E REPELENTES BIOLÓGICOS FÁCEIS DE FAZER