Como plantar e cuidar de suculentas transparentes (Haworthia)


Haworthia é um grande gênero de pequenas plantas suculentas, pertencentes à família Asphodelaceae, a mesma dos aspargos e das agaves. São verdadeiros tesouros endêmicos de países como Moçambique, Namíbia, Lesoto e África do Sul. Essas pequenas e encantadoras plantas cativam por serem parecidas com mini aloés, diferenciando-se, principalmente, pelas flores únicas.

Fáceis de plantar e manter, não precisam de grandes espaços, nem de grandes cuidados. Elas apenas embelezam sem darem trabalho.

Lindas de Viver

Essas suculentas formam rosetas de folhas variando de 3 cm a excepcionais 30 cm de diâmetro, algumas sem caule, enquanto outras podem exibir caules de até 50 cm.

Suas folhas são o ponto alto: algumas têm a textura firme, com um verde intenso, enquanto outras são mais suaves, translúcidas e transparentes que permitem a passagem da luz para o interior da planta.

Surpreendentemente, suas flores, normalmente pequenas e brancas, possuem distintas variações de padrões e cores entre espécies e subgêneros.

Distribuição Natural

Essas espécies são predominantemente encontradas na África do Sul, com maior diversidade no sudoeste do Cabo, mas algumas estendem seu alcance para territórios vizinhos como Eswatini, sul da Namíbia e sul de Moçambique.

Nomeações e Taxonomia

O gênero Haworthia homenageia o botânico Adrian Hardy Haworth e apresenta cerca de 60 espécies reconhecidas por B. Bayer em 2012, embora outros taxonomistas mantenham uma abordagem mais ampla. Esse grupo está intimamente relacionado a gêneros como Aloe, Gasteria e Astroloba, incluindo híbridos intergenéricos.

A taxonomia, muitas vezes influenciada por colecionadores, trouxe divisões como Haworthiopsis e Tulista, reconhecendo a complexidade desse grupo botânico.

Como Plantar e Cuidar

Para propagar as Haworthias, você pode optar por duas técnicas: por brotos laterais ou por sementes.  Aqui está um guia básico sobre como plantar Haworthia

Propagação por brotos laterais

  1. Escolha da muda: Procure por brotos laterais saudáveis que crescem ao redor da planta mãe. Eles normalmente se desenvolvem na base da planta principal.
  2. Preparação do solo: Prepare um solo bem drenado, preferencialmente uma mistura de folhas trituradas, areia grossa e argila. Suculentas gostam de solo arenoso, poroso e bem drenável. Certifique-se de que o recipiente ou o local de plantio permita que a água possa escoar bem.
  3. Remoção e plantio: Com cuidado, remova o broto lateral usando uma ferramenta afiada e esterilizada. Deixe-o cicatrizar e secar levemente por um ou dois dias antes de plantá-lo no solo preparado. Certifique-se de que a base do broto esteja levemente enterrada no solo.
  4. Cuidado após o plantio: Após o plantio, regue suavemente o solo ao redor do broto, evitando excessos. Mantenha o solo levemente úmido nas primeiras semanas para ajudar na adaptação.

Propagação por sementes

  1. Preparação do solo e plantio: Prepare um solo bem drenado em um recipiente ou sementeira. Espalhe as sementes de Haworthia uniformemente sobre o solo, sem enterrá-las profundamente. Pressione levemente as sementes no solo para garantir o contato.
  2. Cuidados após o plantio: Regue suavemente para não deslocar as sementes. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Coloque o recipiente em um local com luz filtrada, evitando a exposição direta ao sol.

Dicas para o crescimento saudável de Haworthia

  • Iluminação: Elas prosperam em locais com boa iluminação, mas evitam luz solar direta forte. Prefira áreas com luz indireta ou filtrada.
  • Solo e rega: Garanta solo extremamente bem drenado, preferencialmente uma mistura para cactos e suculentas. Regue com moderação, permitindo que o solo seque completamente entre as regas.
  • Temperatura: Prefira temperaturas moderadas, evitando extremos de calor ou frio intenso. Mantenha-as em um ambiente com temperaturas estáveis.
  • Propagação e cuidado: Ao propagar, tenha cuidado para não expor as plantas recém-plantadas à luz solar direta intensa. Isso pode causar danos às mudas delicadas.
  • Evite excessos: Evite excesso de água e fertilização. Haworthias são suscetíveis a apodrecimento das raízes se o solo estiver muito úmido por longos períodos.

Seguindo essas orientações, suas Haworthias devem prosperar e crescer de forma saudável, seja através de brotos laterais ou sementes.

Cultivo e Diversidade

Essas plantas têm despertado o interesse de colecionadores de cactos e suculentas, sendo cada vez mais comuns em casas e jardins. Com sua estética singular e adaptação ao cultivo, o gênero Haworthia é um mundo fascinante dentro do reino botânico, um convite a explorar a beleza e a singularidade da biodiversidade da Terra.

Imagens de Suculentas Transparentes

Aprecie as fotos a seguir das mais lindas suculentas Haworthia. São impressionantes!

Talvez te interesse ler também:

10 espécies de cactos e plantas suculentas fáceis de cultivar e manter. FOTOS

Mandacaru Azul: Como Cuidar dessa Beleza Singular da Caatinga

Plantas Suculentas e Cactos: as mais belas variedades para ter em casa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...