Como plantar espinafres. Dicas práticas de cultivo!

Espinafres como plantar e usar

Espinafre é mato que se come. Fácil de plantar, dá uma colheita rápida e abundante se tiver espaço para crescer. E dá ótimas receitas para o seu dia a dia.

Aqui no Brasil, quando pensamos em espinafre, estamos falando de duas plantas hortícolas de famílias diferentes: uma é a conhecida como espinafre-verdadeiro, a Spinacia oleracea, da família Amaranthaceae, cultivada nas regiões mais frias e úmidas e que prefere a meia sombra, e a outra, o espinafre da Nova Zelândia, Tetragonia tetragonioides, da família Aizoaceae, que aceita temperaturas mais elevadas e sol pleno.

No nosso país se cultiva espinafre nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para o mercado porém, na sua casa, seja onde for, se você tiver como regular as temperaturas e a insolação (com sombrite, por exemplo), poderá ter um vaso de espinafres bonito.

beneficios do espinafre

A riqueza do espinafre

Ambas hortaliças são usadas na culinária, em uma grande diversidade de pratos. Os espinafres são ricos em ferro, vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E, K, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, sódio, enxofre, cloro e silícioVeja mais aqui.

Porém, também são ricos em ácido oxálico, razão pela qual não se aconselha seu consumo cru, especialmente para aquelas pessoas que têm problemas de cálculos renais ou de vesícula, assim como não se aconselha o uso da sua água de cozimento para fazer sopas. Todo espinafre, assim como toda planta rica em ácido oxálico (como as acelgas, as taiobas e outras mais) devem ser cozidas bem, sua água deve ser descartada, não devem ser consumidas requentadas (se sobrou, coma frio) e não devem ser consumidas cruas, apesar de serem bastante saborosas.

O ácido oxálico dificulta a absorção do ferro, maior riqueza dos espinafres, pelo que vale temperá-lo com limão ou vinagre, ácidos, para aumentar a disponibilidade deste mineral. Pela sua riqueza em ferro, espinafres são usados nas medicinas populares para tratar pessoas com anemia e desnutrição. Mas, seu excesso em ferro não o faz uma hortaliça adequada para aquelas pessoas que sofrem de hipertensão arterial assim como, já o dissemos acima, seu conteúdo em ácido oxálico o faz inadequado para as pessoas que sofrem dos rins ou vesícula.

Como plantar espinafres

Plantar Espinafre

Espinafres podem ser semeados tanto em vasos quanto diretamente no local definitivo. Dependendo do tipo de espinafre que você vai plantar, atente para as temperaturas máximas que a planta aguenta. Sempre tenha uma terra meio ácida (pH abaixo de 7), rica em matéria orgânica bem compostada (cuidado com o excesso pois atrairá pulgões, a praga do espinafre) e bem drenada. Espinafres são plantas rústicas, pouco suscetíveis a pragas. Porém, se você ver que está com pulgões pretos, borrife água com sabão na planta toda, especialmente debaixo das folhas, que resolverá o problema.

setaLeia também: 5 REMÉDIOS NATURAIS PARA PROTEGER SUAS PLANTAS DOS PULGÕES

Se preferir fazer mudas, plante 2 sementes em cada copinho e transplante para o local definitivo quando a planta já estiver com 10cm, pelo menos. Mas, o melhor é você já planta direto no vaso, jardineira ou canteiro, com espaçamento de 40cm entre cada duas sementes levemente enterradas. Mantenha a terra úmida regando todos os dias. Cuidado com os encharcamentos - apesar de espinafres serem matos de valas, suas raízes apodrecem caso a drenagem do solo esteja deficiente.

Plantar Espinafre

Dicas de cultivo de espinafre

O espinafre-verdadeiro é uma planta que dá em valas, gosta de abundância de água corrente, não suporta sol direto mas não vive sem luminosidade. Enfim, é uma planta anual, asiática de origem, que cresce naturalmente nos cantos molhados à beira de muros que os protegem do sol nas horas mais quentes. A temperatura média boa para o espinafre verdadeiro varia de 15 a 24º C.

Normalmente você terá as primeiras folhas boas para comer após 40 dias da semeadura (a planta estará apta a ceder folhas quando já tiver, pelo menos 6 folhas bem formadas - retire sempre as mais velhas, maiores, primeiro). Caso sua região tenha temperaturas mais altas, plante seu espinafre entre março e julho para colher até a primavera antes do começo dos grandes calores.

Plantar Espinafre

Deixe algumas plantas amadurecerem para poder colher suas próprias sementes. Todo espinafre amadurece mais depressa, gerando flores e sementes viáveis, quando as temperaturas excedem o seu ótimo para geração de folhas. Leia mais aqui

Especialmente indicado para você:

setaESPINAFRE E SEUS BENEFÍCIOS

seta3 RECEITAS VEGETARIANAS PARA BOLINHOS FRITOS OU ASSADOS

setaOS PERIGOS DE ALGUNS ALIMENTOS SE CONSUMIDOS CRUS