Como plantar alho no balcão em 6 passos

como-plantar-alho

Plantar alho é fácil, basta ter “dentes de alho”, terra e sol. E você poderá plantar em vasos, na janela da cozinha, na varanda ou até naquela jardineira da janela do quarto, basta ter sol. Veja aqui algumas boas dicas.

 O alho demora, no mínimo, 3 meses após o plantio para poder ser colhido mas, enquanto a “cabeça” cresce por baixo da terra, você pode, e deve, ir cortando as folhas para manter a altura (10 a 15 cm acima da terra) e aumentar a cabeça, e usando em sopas, saladas e outras invenções culinárias.

Este é um dos principais ingredientes da cozinha mediterrânica onde entra, como tempero, em quase tudo. Também é muito usado nas medicinas populares de vários países pelas suas comprovadas qualidades medicinais (antibiótico, anti-inflamatório, cicatrizante, afinador do sangue, desintoxicante e muitas outras). “Para manter o coração e as veias em bom funcionamento coma um dente de alho cru por dia”, é o que dizia minha avó.

No Brasil se pode plantar alho em qualquer estação, com alguns cuidados. O mais aconselhável é plantar na primavera para colher no outono (os cultivares de curta duração são especiais para esta época). Mas, se o inverno for frio, plante no outono e colha na primavera - ele vai brotar, adormecer no frio, e crescer com todo vigor.

Se você for plantar em vasos, tire-os da chuva direta quando o tempo estiver muito quente (alho não gosta de calorão com umidade) e mantenha as regas frequentes até 1 mês antes da colheita (a cabeça do alho engorda mais com tempo seco). Se for plantar “no tempo”, só regue se não tiver chuva. Na verdade, se a terra mantêm a umidade você só terá de complementar.

Tem gente que não suporta o sabor do alho, o que é uma pena. Dizem que, para amenizar o gosto, o cheiro e os arrotos de quem não “gosta” de alho, basta tomar um pouco de leite junto - não sei se é verdade mas, você poderá experimentar. O que não deixe de fazer é de experimentar comer alho. Cru, o alho mantêm todas suas propriedades curativas mas, também é ótimo (e delicioso) cozido e frito.

6 dicas uteis para você que quer plantar alho

círculo verde 1. Escolha alguns dentes de alho, grandes, bojudos, de bom tamanho, e plante-os com a pontinha para cima em um buraquinho de 3 a 5 cm de profundidade. Recubra com terra fofa e regue de forma a manter a terra úmida (não é bom deixar a terra empapar, alho requer boa drenagem).

Dependendo da umidade disponível o alho vai brotar em menos de uma semana. Você pode usar dentes de alho que tenham germinado na cozinha, sozinhos e também pode fazê-los germinar na geladeira (algumas pessoas pelam o alho, eu não pelo) em um saquinho plástico que preserve a umidade (como já disse, alho gosta, e até precisa, de um friozinho).

Dente de alho sem germinar, e germinado - deixe sempre a pontinha para cima, para facilitar.

círculo verde 2. Decida-se por um cultivar de alho que seja adequado ao clima da sua região. Disso vai depender a resistência da planta tanto ao sol excessivo como à chuva, e também a época da colheita, que pode variar bastante (entre 16 e 30 semanas). Os cultivares mais demorados são aqueles que aguentam bem o inverno (e você poderá plantar no outono, como eu já disse acima).

círculo verde 3. A terra boa para plantar alho é qualquer uma desde que seja rica - se a sua terra for muito arenosa, que é sempre mais pobre em nutrientes, adube-a com composto orgânico um tempo antes de colocar os dentes de alho para germinar. Mantenha seus canteiros, vasos e jardineiras livres de matinhos alheios ao assunto, para reduzir a competição pelos nutrientes do solo.

círculo verde 4. Em vasos médios, com 15 cm de diâmetro, você vai poder cultivar uma só planta. No jardim ou na jardineira da janela mantenha o espaçamento de 15 cm entre cada planta (ou seja, um dente de alho a cada 15 cm) e de 30 cm entre fileiras (se for plantar mais do que uma fileira de alho).

A distância entre os pés de alho é importante para a produtividade da cabeça (bulbo)

círculo verde 5. A gente sabe que a cabeça de alho está no ponto quando as folhas principais começam a secar. Retire da terra a planta inteira, a cabeça de alho está abaixo da terra, você sabe, e deixe secar ao sol por uns dias. Esse processo de “cura” é importante para a qualidade do alho pois retira o excesso de umidade dos bulbos e permite que este se conserve mais tempo. Depois de seco, faça tranças (com as folhas) e pendure num gancho à mão de usar.

Alho trançado, ainda fresco, para secar e a trança de alho, já bem seca, para usar, ficam assim

círculo verde 6. Não plante alho na mesma terra, vaso ou jardineira, por mais de um ano, para limitar os estragos de doenças e o desgaste do solo. Troque a terra, faça rotação de plantas. Só não plante alho junto com feijão - eles só se gostam na panela. No jardim, em canteiros, você pode plantar alho em volta, nos limites, por exemplo, que vai ajudar no controle de pragas. Ah, importante! Alho adora luz direta então, coloque seu plantio na melhor posição para pegar sol o dia todo, sem torrar no calorão do meio dia.

Especialmente indicados para você:

MELISSA OU ERVA-CIDREIRA: FÁCIL DE VOCÊ CULTIVAR, EM VASOS OU NO JARDIM

COMO PLANTAR ALFACE EM CASA: DICAS FÁCEIS E PRÁTICAS

COMO PLANTAR CÚRCUMA, O AÇAFRÃO-DA-TERRA

IDEIAS PARA COZINHAR ALHO-PORÓ: RECEITAS ORIGINAIS

Fontes: UmComo, Blog Plantei e Hortas Info