Violetas na janela: como plantar e cuidar passo a passo


As violetas são flores pequenas, de cinco pétalas, cores variadas e folhas alternas de cores verdes, vibrantes. Estamos falando das flores do gênero Viola, família botânica das Violaceae, uma das mais usadas no paisagismo urbano e nos jardins por serem flores de fácil manutenção.

Neste mundo de violetas, há duas destas flores que não são Viola sp. Uma destas é a violeta-africana, Saintpaulia ionantha da família Gesneriaceae, originária do continente africano, com suas cores vibrantes e folhas gorduchas e felpudas e a outra, a violeta-persa, Exacum affine, cujas flores perfumadas dão bem dentro de casa.

Cuidados com as violetas

Porém, se estamos falando de cuidados, saiba que as violetas (grupo no qual também se incluem os amores-perfeitos) são cuidadas de maneira semelhante.

Semear violetas

Escolha as sementes, de acordo com a cores que você vai querer cultivar, e as disponha na bandeja de germinação, em solo leve, orgânico, composto com uma parte de húmus, uma parte de areia média e uma parte de casca de pinus.

O tempo de germinação das violetas depende das espécies escolhidas já que, cada uma destas é oriunda de um clima, altitude e disponibilidade hídrica diferente. Mantenha o solo úmido, as sementes cobertas, pois germinam no escuro e, quando as mudinhas alcançarem os 10cm e tiverem, pelo menos 4 folhas, poderão ser transplantadas para o canteiro ou vasos definitivos.

Replantio das mudas

Violetas costumam preferir vasos de barro aos de plástico pois, os primeiros ajudam a manter a saúde das suas raízes, absorvendo o excedente de água e facilitando a respiração – um vaso que não transpire vai promover o apodrecimento das raízes e aparecimento de fungos.

Violetas também gostam de um solo que seja capaz de reter água, como a mistura que indicamos acima ou a turfa, com nutrientes disponíveis (prepare o solo antes do transplante das mudas, com composto orgânico ou esterco bem curtido, húmus de minhoca, cinzas, casca de ovos moídas, torta de mamona e deixe, pelo menos, 1 mês em repouso).

Este é um solo bem diferente do que vem com as mudas que você pode comprar em floriculturas, adequado ao fortalecimento e crescimento de suas violetas.

Prepare os vasos sem esquecer a camada drenante inferior (com pedrisco miúdo e areia), os furos no vaso (3) e replante as mudas que comprou, ou as que produziu por sementeira.

Luz e ventilação

Violetas são flores de luminosidade mas não de sol direto podendo ser cultivadas na meia-sombra de árvores. Gostam de ambiente ventilado, claro e a temperatura vai depender do tipo de violeta que você escolheu plantar – existem violetas de altitude e regiões frias que, logicamente, preferem temperaturas mais baixas e outras, de países quentes e úmidos, que adoram temperaturas de 30ºC à sombra.

Nos países de inverno mais frio do que o nosso as violetas brotam logo que o calor aumenta e florescem no pino do verão, retraindo-se quando as temperaturas caem abaixo dos 20ºC (suas raízes permanecem vivas, mesmo debaixo da neve, para rebrotarem no ano seguinte).

Como regar suas violetas

As violetas são plantas que gostam de solo úmido mas, não gostam de água nas folhas e flores então, regue-as conforme a necessidade, sempre por baixo da folhagem, que poderá apodrecer caso tenham água acumulada na superfície.

Adubação necessária

Será necessário repor, de tempos em tempos, os nutrientes dos vasos e dos canteiros – não use nutrientes químicos e, evite os nitrogenados, mesmo orgânicos. Use uma mistura de cinzas de madeiras, torta de mamona, húmus de minhoca e fertilizante verde (bata no liquidificador restos vegetais fazendo um suco ou creme verde de folhas frescas) e coloque um copinho (50 ml) nos pés de cada muda que você tenha, fora da época de floração.

Você poderá fazer essa adubação sempre que precisar (observe as folhas das suas plantas e detecte os sinais de falta de nutrientes).

Leia mais: VOCÊ SABE PORQUÊ AS FOLHAS DAS SUAS PLANTAS FICAM AMARELAS?

COMO RECONHECER A CARÊNCIA NUTRITIVA DAS PLANTAS PELO ASPECTO DE SUAS FOLHAS

6. Violetas que você poderá cultivar em seu jardim

As violetas que você poderá cultivar no seu jardim, sem grandes dificuldades e que estão adaptadas ao nosso clima e suas variações, serãos as que a sua floricultura possa dispor, em mudas ou sementes mas, se você for um inovador, até poderá importar sementes de outros lugares. Na natureza há uma infinidade de espécies, muito lindas, de violetas nativas das quais, algumas, colocamos as fotos, a seguir:

viola cornuta

Foto – Viola cornuta

viola hederacea

Foto – Viola hederacea

Talvez te interesse ler também:

5 PLANTAS FÁCEIS DE CULTIVAR MESMO PARA QUEM NÃO TEM O “DEDO VERDE”

COMO PLANTAR AMOR-PERFEITO: 5 PASSOS ESSENCIAIS PARA UMA FLOR PERFEITA

CRAVINA – COLORIDA E FÁCIL DE MANTER EM VASO OU JARDIM




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...