Sabonete íntimo: 10 receitas para fazer em casa


A gente sabe que não é preciso usar pois o corpo, nesta área, é quase autolimpante mas, de vez em quando, bem que é gostoso! Veja aqui como preparar 10 receitas caseiras para a sua higiene íntima, com produtos naturais e seguros.

Você poderá usar alguns óleos essenciais ou elementos que produzam pouca espuma, surfactantes suaves, alteradores do pH vaginal ou equilibradores da flora natural da vagina. O importante é você escolher o ingrediente certo para obter o efeito que necessita: limpeza, menos gordurinhas acumuladas, mudança de pH, refrescância, redução de incômodos, etc. Algumas situações podem ser resolvidas assim mas, se o incômodo persistir você deverá consultar um médico, é o melhor.

1. Sabonete íntimo com óleos essenciais

Uma boa receita de sabonete íntimo preparado com óleos essenciais é esta aqui – suavizante e com propriedades antibacterianas. Você precisará dos seguintes ingredientes:

– 100 ml de um sabonete líquido com pH 4.5 (claramente ácido)

– 15 gotas de óleo essencial de lavanda

– 15 gotas de óleo essencial de melaleuca

– 10 gotas de óleo essencial de sândalo

A base para este sabonete líquido deverá ser sem aroma para que os aromas específicos, dos óleos essenciais, se combinem adequadamente. Misture todos os ingredientes usando uma vareta limpa ou colher de pau. Use sempre as proporções indicadas na receita.

2. Sabonete íntimo com camomila

Em uma base surfactante líquida de origem vegetal, adequada para peles sensíveis e mucosas, acrescente extrato de camomila ou óleo essencial de camomila (algumas receitas indicam até o hidrolato de camomila – eu tenho dúvidas, pelo seu conteúdo alcoólico) que é um dos principais ingredientes para a preparação de um sabonete líquido de uso íntimo. Assista nesse vídeo (em italiano) como preparar esse sabonete, passo a passo.

3. Sabonete antibacteriano

O blog da Maria’s self sugere um método simples para a preparação de um sabonete íntimo antibacteriano feito a partir de óleo essencial de camomila, usando os seguintes ingredientes:

– sabonete líquido suave 1/3 xícara (cerca de 80 ml)

– água destilada 2/3 xícara (cerca de 160 ml)

– 1 gota de óleo essencial da camomila

Para essa fórmula, procure um sabonete líquido com pH adequado à mucosa vaginal, mais ácida do que a pele em geral (o pH vaginal varia entre 4,5 e 5,5). A água destilada equilibrará o pH do produto final.

4. Sabonete íntimo com bicarbonato de sódio

Caso você sofra de uma exacerbação da colônia de Candida albicans em sua flora vaginal, use um sabonete íntimo mais básico para dar um choque de pH nesses funguinhos. No caso, deverá bastar você usar este sabonete durante 3 dias seguidos. Caso o incômodo permaneça, procure um médico para um tratamento mais adequado e, lembre-se que, em caso de candidíase, a alimentação equilibrada, dormir bem e o relaxamento fazem uma grande diferença.

5. Sabonete íntimo com óleo de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca tem ação antibacteriana e antifúngica sendo recomendado tanto no tratamento quanto na prevenção do aumento da população da Candida albicans.

Acrescente entre 15 e 20 gotas de óleo essencial de melaleuca a cada 200 ou 250 ml de sabonete líquido neutro que você pretenda usar como base para preparar seus sabonetes íntimos personalizados.

6. Sabonete íntimo de Aloe vera

Se as suas partes íntimas são muito delicadas e, em certos momentos você nem consegue suportar o uso de sabonetes íntimos comuns, experimente preparar um com gel de aloe vera. Você deverá diluir o gel de aloe vera em água ligeiramente aquecida, em pequenas quantidades, e aplicar imediatamente sobre a região. Deixe um pouco e enxague. Use quantas vezes quiser.

7. Água oxigenada para limpeza íntima

Pode-se usar, para a limpeza íntima, um sabonete à base de água oxigenada – com a simples receita a seguir você terá um produto não-tóxico e com poder desodorizante para a mucosa vaginal: misture 1 xícara de peróxido de hidrogênio e 3 xícaras de água.

8. Sabonete íntimo preparado com malva, lavanda e camomila

O blog Chi fa da se…fa per 3! Apresenta uma receita muito interessante para preparar em casa um sabonete íntimo de concentrado de malva. A malva é uma planta medicinal com fortes propriedades calmantes e seu extrato é, por vezes, usado para formular produtos de limpeza e higiene. Veja, aqui a receita completa, que usa malva, lavanda, camomila, óleo de babaçu e gel de aloe, em uma formulação muito líquida. Vale a pena experimentar.

9. Sabonete íntimo de hortelã

Se você faz questão de uma maior sensação de frescura na sua higiene íntima diária, experimente essa fórmula do blog FlowerTales que indica a preparação de um sabonete íntimo bastante refrescante, com óleo essencial de hortelã-pimenta e lavanda, gel de aloe vera e alguns tensoativos de origem vegetal. Mas, saiba que para muitas de nós, a hortelã ou menta, de qualquer tipo, pode ser excessivamente ativa produzindo irritação na mucosa e ardor portanto, teste antes a sua sensibilidade a esse óleo essencial.

10. Sabonete íntimo com iogurte e mel

Do blog Viagem a um mundo sustentável apresentamos a receita de um sabonete íntimo muito suave, que não faz espuma mas que limpa e trata, profundamente, a mucosa vaginal. Quando quiser experimentar, misture 1 colher de sopa de iogurte natural com uma colher de chá de mel de acácia e 2 colheres de sopa de amido de arroz, acrescente seus óleos essenciais preferidos e pronto! (A recomendação sempre vai por melaleuca, lavanda, camomila, calêndula, sândalo, malva, gerânio, alecrim e outros semelhantes, com efeitos protetores da mucosa, antifúngicos, antibacterianos e restauradores).

Especialmente indicado para você:

REMÉDIOS CASEIROS PARA CANDIDÍASE QUE REALMENTE FUNCIONAM

CANDIDÍASE: 5 ERVAS QUE PODEM ACABAR COM ELA

CANDIDÍASE: CAUSAS E SINTOMAS. FAÇA O TESTE EM CASA

CANDIDÍASE NO HOMEM: SINTOMAS, TEMPO DE CURA E REMÉDIOS NATURAIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...