Como fazer cupcakes saudáveis


Os cupcakes estão na moda. Eles são gostosos, bonitos e enfeitam a mesa! Como resistir a essa delícia sem descuidar da saúde? Não precisamos resistir, nem ficar com paranoia de engordar. Devemos aproveitar os sabores da vida fazendo opções mais saudáveis.

Deixar de comer um cupcake porque tem açúcar, farinha e corante? Nem pensar! Podemos substituir alguns ingredientes alcançando os mesmos resultados. Isso não é ótimo? Confira alguns itens que você pode substituir por produtos naturais e frescos.

Açúcar

Cupcake sem açúcar não existe mas existem soluções mais saudáveis para o açúcar branco refinado como o mascavo, de sabor forte que pode predominar no cupcake, mas há quem goste e é uma questão de costume. Existe também o demerara, que fica entre o refinado e o mascavo, ou então o cristal, que já é melhor que o refinado. O mel também é uma outra boa opção mas também tem sabor acentuado e pode dar alguma diferença na massa, dada a sua consistência diversa do açúcar.

Canela e especiarias

Cravo-da-índia, gengibre, hortelã, coco…existem tantos ingredientes saudáveis e saborosos que podem dar um toque especial, exótico aos cupcakes, e que tiram o açúcar do primeiro lugar da lista das receitas de doces em geral. Que tal?

Cobertura e recheio

Somos muito habituados com o excesso de açúcar que muitas vezes é tão demasiado que retira o sabor dos outros ingredientes. Podemos investir em coberturas com chocolate amargo, frutas frescas e secas, que também podem ser usadas na decoração. Além disso, podemos fazer nutella em casa para cobrir e deixar nossos cupcakes saudáveis.

Corantes e gelatinas de sabor artificial

Corantes e gelatinas para dar cor e sabor (artificiais) podem ser substituídos por polpas, sucos ou purês de frutas, mesmo as congeladas. O sabor do cupcake pode vir mais delicado com menos açúcares e cores artificiais mas nem por isso menos saboroso. Aliás, menos é sempre mais.

Gordura das frutas

Maçã, banana e abacate podem substituir a manteiga e ou o óleo das receitas. A regra geral é trocar metade da gordura usada na receita pelo purê de frutas. Se uma receita pede 1 xícara de óleo, use 1/2 xícara de óleo e 1/2 de purê. Para fazer o purê basta bater no liquidificador, maçã, abacate ou banana e usá-las nas receitas.

Como fazer cupcakes saudáveis

Variar os inteligentes

Para conseguir cor, textura e sabores diferentes, você pode usar beterraba, cenouras, batata-doces, abóboras que são alimentos saudáveis, coloridos e saborosos.

Veganismo

Cupcakes veganos também podem ser deliciosos. O leite de vaca pode ser substituído por qualquer “leite” vegetal, de soja, de arroz, de castanha ou de aveia. A manteiga por óleos vegetais como o oleo de coco por exemplo, ou como vimos acima, pelo purê de frutas. Os corantes artificiais e as gelatinas, que muitas vezes são de origem animal, podem passar longe da receita e o cupcake vegano tem tudo para agradar aos onívoros 🙂

Evite a farinha de trigo

Dizem que a farinha de trigo de hoje não é mais como a de antigamente porque a agricultura modificou o grão do trigo com o tempo, para deixá-lo mais rentável – e mais pobre em termos de nutrientes. No Brasil existem tantas outras farinhas como a de milho, a de mandioca, de banana…Se não for o caso de evitar a farinha de trigo por motivos de doenças, substitui-la de vez em quando por fubá ou outras farinhas não fará nenhum mal, ao contrário, trará variedade e riqueza para suas receitas.

Brincar na cozinha é uma delícia, por isso, não tenha medo de experimentar essas novos ingredientes 🙂

Talvez te interesse ler também:

RECEITAS DE CUPCAKES: SEM GLÚTEN, VEGANO E COM FRUTAS SECAS

RECEITAS SAUDÁVEIS E DELICIOSAS PARA SUBSTITUIR A FARINHA DE TRIGO

50 GR DE AÇÚCAR POR DIA: O LIMITE QUE NÃO DEVE SER ULTRAPASSADO, SEGUNDO A OMS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...