Como fazer enfeites de Natal reutilizando diversos materiais


Natal é época de confraternização e de dedicar um tempo à quem amamos preparando receitas, presentes e enfeites. E se você está à procura de ideias novas e interessantes para enfeitar sua casa no Natal, sem gastar muito, reciclando e reutilizando materiais, você encontrou o lugar certo.

Enfeites usando laranjas

1. Laranjas e cravos

Uma das decorações mais clássicas de Natal, mas nem sempre comum, é usar laranjas com cravos. A ideia traz elegância e uma atmosfera perfumada e acolhedora ao ambiente.

Basta inserir cravos nas cascas frescas de laranjas que poderão ser consumidas inclusive durante as festas. Portanto, convém fazer estes enfeites durante a última semana de dezembro. As laranjas poderão ser usadas como enfeites sobre a mesa.

Você também pode fazer velas com laranja. Veja as fotos para te inspirar:

foto

foto: michelegledhill.blogspot

2. Rosas, guirlandas e decorações de Natal usando cascas de laranjas

Crie rosas decorativas usando cascas de laranjas para decorar a mesa e a árvore de Natal. Use a imaginação e suas habilidades manuais reciclando as cascas que terão outra vida em vez de irem para o lixo. As imagens abaixo te dão alguma ideia sobre como criar estes enfeitinhos lindos e perfumados.

foto

foto: elewoman.blogspot

foto

foto: pinterest.com

Enfeites usando rolo de papel higiênico

1. Renas

Que tal fazer estas renas como enfeites, super fáceis e econômicos de realizarem. As crianças vão adorar ajudar nessa simpática tarefa.

foto

foto: splitcoaststampers.com

2. Pacotes para presente

Além de não poluírem com aqueles plásticos brilhantes e horríveis, o seu presente virá em um pacote tão lindo que quem recebê-lo irá guardá-lo por um bom tempo. Aqui um tutorial com fotos para fazê-los.

foto

foto: brown paper packages

3. Personagens para a árvore de Natal

Com o rolo de papel higiênico que todo mundo tem em casa, também é possível fazer personagens de Natal, super fofinhos e criativos para pendurar na árvore. Aqui um tutorial com fotos.

foto

foto: kikicreates.blogspot

Enfeites com plantas e ervas aromáticas

Para quê comprar decorações Made in China de Natal se você pode deixar se inspirar e fazer você mesmo enfeites artesanais com materiais recolhidos diretamente da natureza? Ramos, pinhas, folhas frescas ou secas, ervas e frutos silvestres podem ser usados para fazer decorações de Natal. Veja as fotos e inspire-se.

1. Zimbro

Zimbreiro, junípero e sabina são outros nomes comuns dados ao gênero Juniperus

foto

2. Folhas de Loureiro

Com seu verde intenso as folhas de louro podem ser ideais para enfeitar o seu Natal em guirlandas e outras decorações. Se você não usar brilhantes nos enfeites, as folhas, quando secas, podem ser utilizadas nas suas receitas, elas ajudam na digestão de leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico.

foto

3. Alecrim

Também as folhas de alecrim poderão ser usadas na cozinha. Não fica uma graça dar essas pequenas guirlandas de presente para quem gosta de cozinhar?

foto

foto

Enfeite de mesa reutilizando papel

Sabe aqueles papeis e cartolinas usados em pacotes de biscoito, em latas de chocolates e em tantas outras embalagens? Eles podem ser reutilizados e se transformar em enfeites de mesa para o Natal. Este é um exemplo de como podem ficar simplesmente elegantes, lindos e custando nada.

foto

foto: bhg.com

Enfeites de natal com lâmpadas

Então, agora que esse ano, por uma questão ambiental principalmente mas também econômica, você decidiu que não vai comprar nada, que tal reutilizar as lâmpadas de casa (e também as da árvore do Natal passado) que estão queimadas e fazer outros enfeites? Veja as fotos para se inspirar e mãos à obra.

foto

foto

foto

foto: etsy.com

Talvez te interesse ler também:

10 IDEIAS DE PRESENTES DE NATAL FAÇA VOCÊ MESMO

10 ÁRVORES DE NATAL FEITAS COM LIVROS

10 ÁRVORES DE NATAL FAÇA VOCÊ MESMO EM CASA

NATAL: 10 PRESENTES FENG SHUI PARA A CASA

NATAL LAST MINUTE: 10 PRESENTES NO POTE DE VIDRO FAÇA VOCÊ MESMO

Fonte foto capa: estrelinhas feitas com rolo de papel higiênico pinimg.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...