DiCaprio salva os tigres do Nepal: população em dobro desde 2009

  • atualizado: 
DiCaprio e os tigres do Nepal

Tigres do Nepal, o seu número está crescendo muito, até o dobro. Boas notícias que chegam da frente de conservação dos animais selvagens. Graças também ao apoio de Leonardo DiCaprio e sua fundação, a população de tigres do Nepal hoje tem 235 exemplares.

O país está destinado a ser o primeiro a dobrar a população de tigres selvagens. A divulgar esses números foi a WWF Nepal em ocasião do National Conservation Day, anunciando que existem atualmente 235 tigres selvagens no país, quase o dobro em comparação aos 121 existentes em 2009.

A este ritmo, o Nepal será o primeiro do mundo a alcançar o importante objetivo "Tx2" estabelecido pela Summit de São Petersburgo em 2010.

A notícia também foi divulgada por Leonardo DiCaprio, membro do conselho da WWF-EUA. Sua fundação financia a conservação de tigres do Parque Nacional de Bardia no Nepal, e em outros lugares desde 2010.

Nos últimos 100 anos, as populações de tigres selvagens caíram drasticamente - de cerca de 100.000 para alguns milhares - devido à caça desenfreada e à destruição do habitat deles. Esses esplêndidos animais correm sério risco de extinção. Para responder a esta crise, os governos dos 13 países onde os tigres vivem em estado selvagem, se uniram em 2010 para criar um ambicioso plano de recuperação, com a intenção de dobrar o número de tigres em estado selvagem em até 2022.

tigre nepal

A WWF e a DiCaprio Foundation assumiram a causa, trabalhando juntos para fortalecer as patrulhas anti-caça furtiva, proteger as áreas de reprodução dos tigres, monitorar continuamente as populações e restaurar corredores críticos para garantir a liberdade de movimento destes animais.

"A população de tigres do Nepal aumentou em 63% entre 2009 e 2013. Este crescimento demográfico é impulsionado pelos esforços em curso nos parques nacionais de Banke e Bardia, onde o número de tigres continua a aumentar. A terceira pesquisa nacional sobre tigres está em andamento no Nepal", diz o site da Fundação.

Graças aos investimentos maciços em tecnologias inovadoras, foi possível rastrear as patrulhas por GPS e responder às ameaças de caça furtiva em tempo real. Estes sistemas, conhecidos como SMART, são agora utilizados em 99 postos de guarda nas áreas protegidas do Terai. No último ano, o patrulhamento realizado permitiu prender 518 caçadores ilegais.

tigre mapa

Mas não só. DiCaprio e sua fundação também contribuíram para melhorar as condições de vida destes animais com a construção e gestão de 31 zonas húmidas e poças d'água.

"Este aumento significativo na população de tigres do Nepal é uma prova de que quando trabalhamos juntos, podemos salvar a fauna do planeta - até mesmo espécies que estão ameaçadas de extinção", disse Leonardo DiCaprio. "O Nepal tem sido um líder nos esforços para dobrar o número de tigres dentro de suas fronteiras e servir de modelo para toda a Ásia e o mundo".

Enquanto países como o Nepal, Butão, Índia e Rússia fizeram progressos consideráveis ​​na recuperação de suas populações, a conservação do tigre continua sendo um desafio no Sudeste Asiático, onde a caça desenfreada e o desmatamento continuam sendo ameaças sempre presentes.

Esperamos que o exemplo do Nepal seja útil para outros Estados.

Talvez te interesse ler também:

LÊMURES DE MADAGASCAR: DAQUI A POUCO NÃO SOBRARÁ MAIS NENHUM DELES

PRIMATAS EM EXTINÇÃO: BRASIL TEM MAIOR NÚMERO DE ESPÉCIES EM RISCO

ARIRANHA: ESTA ESPÉCIE NATIVA QUASE EXTINTA ESTÁ DE VOLTA AO AMAZONAS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!