Lêmures de Madagascar: daqui a pouco não sobrará mais nenhum deles

  • atualizado: 
lêmures

Uma forma de avaliar a inconsciência humana é ver o que o ser humano vem fazendo com a Natureza e os animais, movido pela ganância e ambição. E um exemplo disso é o que está acontecendo com o macaco lêmure nativo da Ilha de Madagascar, que é o primata que mais corre risco de extinção em nosso planeta, segundo a União Internacional pela Conservação da Natureza. Madagascar, é o único habitat natural onde os lêmures vivem.

Cerca de 94% das 111 espécies e subespécies de lêmures estão em ameaça de extinção. O desaparecimento desse animal pode afetar a biodiversidade de Madagascar e o equilíbrio ecológico de outras espécies e da natureza desta ilha.

Para saber mais sobre os lêmures de Madagascar e sobre seu risco de extinção, acompanhe nessa matéria com o que vem a seguir:

 

1. Causas que ameaçam os Lêmures de extinção

As causas que estão ameaçando os lêmures de extinção são: 

  • a caça desse animal, para vender a sua carne como iguaria
  • o desmatamento de seu habitat natural, para produção comercial de sisal
  • o corte ilegal de madeira
  • produções agrícolas destrutivas
  • mineração, produção de carvão
  • outras atividades visando lucro sem escrúpulos

Russ Mittermeier, representante da Comissão de sobrevivência das espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) descreveu essa situação da seguinte forma:

"Esta é, sem dúvida, a maior porcentagem de ameaça para qualquer grande grupo de mamíferos e para qualquer grande grupo de vertebrados"

De 111 espécies e subespécies de lêmures, 105 estão ameaçadas, segundo dados da IUCN Entre as causas a que pode contribuir efetivamente para essa ameaça, o diretor de conservação da Bristol Zoological Society , disse o seguinte:

"O aumento no nível de caça de lêmures, incluindo a caça comercial em larga escala".

E, ainda ele acrescentou: "Isso é diferente de tudo que vimos antes em Madagascar".

Uma das espécies desse primata que estão gravemente ameaçadas é o lêmure-esportivo-do-norte, da qual é provável que só existam apenas 50 indivíduos, segundo informações da IUCN, por isso é urgente agir!

2. Plano de ação para combater a extinção dos Lêmures

lemur 2

A situação é assustadora e grave, mas segundo especialistas é possível evitar que se agrave. Existem Organizações trabalhando para isso e são estas:

  • a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN)
  • a Primate Specialist Group Global
  • Wildlife Conservation

No plano de ações destas organizações entra a conscientização e o alerta para o mundo inteiro desta e de tantas outras ameaças. Cada cidadão pode ajudar nesta causa divulgando o caso ou colaborando com tais organizações para salvar os lêmures e outros animais.

Outros ações que vem sendo planejadas e implementadas para alcançar estes objetivos são:

  • gestão das áreas protegidas de Madagáscar, a criação de mais reservas cuidadas por comunidades locais e a fiscalização das áreas mais ameaçadas.
  • Promover e expandir o ecoturismo, sendo uma alternativa para manter e resguardar as florestas maravilhosas e únicas de Madagáscar e proteger e preservar os lêmures, símbolo de Madagascar, e de outros animais, pois todos representam a maior atração e riqueza natural da região

Madagascar está entre os territórios que possuem maior biodiversidade do mundo, mas infelizmente está na lista das áreas que mais sofrem desmatamento, por isso é necessário evitar que o pior aconteça.

3. Vídeo com matéria do Globo Repórter sobre os Lêmures de Madagascar

Este vídeo abaixo, é uma matéria do Globo Repórter sobre os Lêmures de Madagascar e a ameaça da extinção de suas espécies. Vale a pena conhecer esse animal simpático e exótico, símbolo de Madagascar e ainda ver toda as paisagens naturais dessa ilha, que infelizmente está sofrendo com o desmatamento e outras atividades predatórias.

4. Lêmure - o Espírito da Floresta

Em Madagascar, o Lêmure simboliza o Espírito da Floresta e para aqueles que respeitam esta ligação, fazer mal a esse animal é um verdadeiro sacrilégio.

Independente da questão mística e ancestral, os lêmures são de importância vital para a floresta e o ecossistema, pois desempenham função ecológica relacionada com a manutenção e conservação da vegetação, pois são herbívoros (comem vegetais) e frugívoros (se alimentam basicamente de frutas), contribuindo com isso para a dispersão de sementes.

Outro fator é que Madagascar é o berço dos lêmures. Para se ter uma ideia existem espécies desse animal que há pouco tempo foram descobertas, existindo muita variedade deles.

Temos muito que aprender com o lêmure, pelo nível de inteligência, sociabilidade, comportamento e hábitos que possui. Por tudo isso e pela vida dele, realmente é um sacrilégio ele estar correndo risco de extinção!

Talvez te interesse ler também:

seta10 ANIMAIS EM EXTINÇÃO QUE PODEM DESAPARECER AINDA ESTE ANO [2017]

seta10 ANIMAIS SELVAGENS (ESTRANHOS E LINDOS) DOS QUAIS VOCÊ NUNCA OUVIU FALAR

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!