A 6ª extinção em massa já ocorre. Veja o que está acontecendo


Girafas, elefantes, orangotangos, rinocerontes e muitos outros. A lista de animais que estão lentamente desaparecendo aumenta cada vez mais. Desde 1900 o número caiu pela metade dando lugar à chamada ‘sexta extinção em massa‘.

A perda da biodiversidade que está acontecendo hoje é a mais grave desde o desaparecimento dos dinossauros. A estabelecer o quanto segue, tem-se um novo estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), por biólogos da Universidade de Stanford e da Universidade Nacional Autônoma do México.

Pesquisadores falam da ‘sexta extinção em massa’, que chega a cerca de 65 milhões de anos depois do adeus aos dinossauros. Uma situação mais grave do que o esperado porque o número de algumas espécies na Terra já caíram pela metade.

Os números da 6ª extinção

A pesquisa analisou 27.600 espécies de pássaros, répteis, anfíbios e mamíferos. Claro, uma amostra representativa da metade das espécies e a perda de população em 177 mamíferos entre 1900 e 2015.

Os dados recolhidos mostram que mais de 30% das espécies de vertebrados estão diminuindo em número de indivíduos e em expansão geográfica. Mamíferos, em particular, perderam pelo menos 30% de sua cobertura geográfica, enquanto mais de 40% das espécies sofreram um sério declínio de população.

Um fenômeno que, infelizmente, vai além dos exemplares desaparecidos no mundo. Falamos, por exemplo, dos morcegos das Ilha Christmas, na Austrália, do Ciprinodonte Catarina (Megupsilon aporus), espécie de peixe de água doce ou mesmo do pinguim-imperador da Antártida que está em sério risco de extinção.

Utilizando a redução dos lugares onde se possa encontrar estes animais como um indicador de um número exíguo, os estudiosos concluíram que “o declínio demográfico é extremamente alto, mesmo nas espécies consideradas em baixo risco.”

A sofrer mais estariam guepardos, elefantes, o leão africano, o orangotango, o rinoceronte, as girafas…Um cenário sombrio que não augura nada de bom.

Leia mais sobre animais em extinção:

11 ESPÉCIES ANIMAIS QUE JÁ ESTÃO EXTINTAS NO BRASIL

PANGOLIM: UMA FOFURA EM GRAVE PERIGO DE EXTINÇÃO

ALARME VERMELHO PARA A VAQUITA, “PANDA DO MAR”, QUASE TOTALMENTE EXTINTA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...