Alarme vermelho para a vaquita, “panda do mar”, quase totalmente extinta


A vaquita é o menor boto do mundo e está em sério perigo. Urge proibir a pesca em águas mexicanas, onde ela ainda sobrevive.

Também conhecida como marsuíno-do-golfo-da-califórnia, toninha-do-golfo, boto-do-pacífico e cochito, a espécie Phocoena sinus é um cetáceo da família Phocoenidae (botos), da mesma ordem (Cetacea) das baleias e dos golfinhos.

Nós falamos aqui deste dócil animal que vem a ser capturado porque os chineses acreditam que a sua bexiga natatória é uma iguaria alimentar além de um poderoso remédio natural. O preço que se dá à esta loucura é altíssimo mas a conta quem paga é a biodiversidade.

Leia mais: ‘COCAÍNA AQUÁTICA’: O REMÉDIO NATURAL CHINÊS QUE ESTÁ LEVANDO DUAS ESPÉCIES MARINHAS À EXTINÇÃO

vaquita wwf

Da WWF chega um apelo alarme vermelho pois a instituição considera que a vaquita é como um panda dos mares mexicanos, ou seja, uma das espécies animais mais em risco de extinção.

Leia mais: 10 ANIMAIS EM EXTINÇÃO QUE PODEM DESAPARECER AINDA ESTE ANO

Segundo o Comitê Internacional para a Recuperação da Vaquita (que faz parte da IUCN), apenas 30 indivíduos existem ainda no estado selvagem.

A vaquita está ameaçada pela sua captura acidental em redes de pescas, que lhes causam sufogamento, sendo um cetáceo, ela precisa voltar à superfície para poder respirar. Em particular, o Comitê para a Proteção desta espécie acusa as redes ilegais usadas ​​para pescar Totoaba, um dos peixes incluídos entre as espécies criticamente ameaçadas e capturadas apesar das proibições, porque a sua bexiga natatória também é muito procurada na Ásia – onde é considerada um dos mais poderosos afrodisíacos naturais – e é negociado ilegalmente do México para a China, através dos Estados Unidos.

Leia mais:

vaquita pesca

A WWF reitera a sua convicção de que a única maneira de salvar a vaquita da extinção é proibir imediatamente, e por tempo indeterminado, todas as atividades pesqueiras em seu habitat.

vaquita pescada

Em um esforço para salvar a vaquita, o governo mexicano emitiu em 2015 uma proibição do uso de redes de pesca por dois anos, em uma área de 13 mil quilômetros quadrados que cobre uma boa parte do Golfo do norte da Califórnia. A proibição termina em abril próximo e a WWF apela ao governo para estendê-la sem limites de tempo. Caso contrário, o futuro da vaquita marina será incerto.

Leia mais sobre biodiversidade:

CORAIS DA AMAZÔNIA: IMAGENS DE UM ECOSISTEMA EM PERIGO. ASSINE A PETIÇÃO!

FRUTAS DO CERRADO: CONHEÇA E PRESERVE!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...