Tubarões estão “funcionalmente extintos”. Sabe o que isso quer dizer?

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin

Pesquisadores descobriram que os tubarões estão “funcionalmente extintos” em 20% dos recifes. Isso significa que a população de tubarões está reduzida a ponto de não representar um papel significante no ecossistema. Ou ainda, que a população de reprodutores é tão pequena que não é mais capaz de se sustentar.

Um estudo realizado em 58 países, identificou que em 34 deles o número de tubarões corresponde à metade do esperado pelos pesquisadores. Em alguns recifes, a ausência dos tubarões era quase completa.

O principal motivo para a diminuição dos tubarões é a pesca destrutiva e não-sustentável. Estima-se que cerca de 100 milhões de tubarões sejam mortos por ano, para a extração de barbatanas e carne.

Os países com pior classificação para tubarões de recife são Catar, República Dominicana, Colômbia, Sri Lanka e o território americano de Guam.

Com exceção das Bahamas e da Grande Barreira de Corais, na Austrália, pois lá a população de tubarões continua relativamente alta, diz o estudo. Nesses lugares a pesca comercial é proibida e os santuários dos tubarões são bem administrados.

Como reverter o quadro

Os tubarões desempenham um papel fundamental para manter o ecossistema do oceano e os especialistas dizem que é possível mudar essa situação.

Existem duas maneiras de reverter esse quadro. Uma delas é a gestão da pesca, extraindo benefícios sustentáveis a partir de recursos oceânicos renováveis.

A outra é a proibição da caça e do comércio de tubarões em todo mundo, o que seria mais justo e eficaz para proteger esses animais.

O estudo em questão foi publicado na revista científica Nature e divulgado também no site da BBC News.

Talvez te interesse ler também:

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin
Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para GreenMe desde 2018.
Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Siga no Instagram
Siga no Facebook