Bem-vindo Junho com muito pinhão, gengibre e laranja


Bem-vindo Junho com seu começo de inverno no Hemisfério sul e seu friozinho gostoso. Mês dos namorados se abraçarem debaixo da coberta e de beber tanto suco de laranja para reforçar a defesa imunitária, abusar da especiaria dos deuses, o gengibre, e aproveitar o mês do adorado e típico pinhão.

foto

Pois é! Laranja é uma fruta invernal: poncam, baía, mexerica…essa é a época ideal para beber suco de laranja todos os dias, visto que é o período do ano que estamos mais propensos a nos resfriarmos, a fruta rica em vitamina C é comprovadamente uma ajuda para prevenir e aliviar os sintomas do resfriado comum.

Outras frutas do mês de junho: kiwi nacional, cupuaçu, carambola, abacate.

Já para o almoço e jantar os ingredientes que não deverão faltar esse mês são: ervilhas, mandioca, agrião e milho verde, que podem levar um toque de gengibre e hortelã como temperos também da estação.

foto

foto: bemparana.com.br

A estrela do mês só poderia ser o pinhão. Junho é o mês ideal, se não o único, para comer esta delícia. As sementes da Araucária angustifolia, símbolo do estado do Paraná, segundo pesquisas recentes, estão correndo risco de extinção. O pinhão é um alimento muito nutritivo, rico em proteínas, cálcio, ferro, magnésio, zinco, fósforo, vitaminas A, B1 e C e muito rico em fibras. O modo mais comum de uso é cozido em água salgada ou feito na brasa.

Gengibre

Junho também é o mês do gengibre. Essa raiz fantástica, protagonista de muitos estudos científicos por sua capacidade preventiva contra tumores, pode ser usada em diversas receitas, trazendo diversos benefícios à saúde:

* melhora digestão

* previne resfriados

* alivia a dor de garganta

* alivia nauseas

* reduz dores provocadas por artrites

* combate a diabetes

* alivia dores menstruais

* alivia a dor de cabeça

* alivia a tosse

Com o gengibre, como vimos, se faz chá, ponches e sucos. Mas também podemos adicionar um toque desta raiz em várias receitas do nosso cotidiano como:

* aos biscoitinhos caseiros

* aos bolos

* à sopa de lentilhas que fica uma delícia com um toque oriental onde esta leguminosa é muito apreciada

* ao arroz podemos colocar um colherzinha de cúrcuma (açafrão) e um pedacinho de gengibre para dar dar novas cores e sabores ao nosso dia a dia

* como tempero em saladas

* o gengibre também pode ser colocado em óleos aromatizados caseiros

E bem-vindo mês de junho, com muita saúde e alegria a todos 🙂

Fonte foto: wikipedia.org




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...