STF derruba lei que previa uso de mercúrio em garimpo em Roraima


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a lei estadual de Roraima que autoriza o uso de mercúrio em garimpo.

O argumento do ministro baseou-se que a lei estadual nº 1.453/2021 diverge do modelo federal de proteção ambiental. O relato do ministro assevera que:

“O meio ambiente deve, portanto, ser considerado patrimônio comum de toda a humanidade para garantia de sua integral proteção, especialmente em relação às gerações futuras, direcionando todas as condutas do Poder Público estatal no sentido de integral proteção legislativa”.

Agora, a decisão cautelar precisa ser submetida ao plenário da corte.

O partido Rede entrou com a ação no STF alegando não ter havido apresentação de estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental, o que contraria as normas federais, informa a CNN.

Como é sabido, o uso do mercúrio é nocivo à saúde e ao meio ambiente. O Conselho Indígena de Roraima e mais outras 39 instituições se manifestaram contra a lei estadual devido aos impactos do mercúrio sobre o meio ambiente e a vida das populações indígenas e não indígenas que dependem dos rios e dos peixes.

Talvez te interesse ler também:

Racismo institucional e genocídio autorizado de indígenas. Petição #ForaGarimpoForaCovid

A todo vapor: vídeos mostram o avanço do garimpo ilegal em terras indígenas

Cacau em vez de garimpo ilegal para salvar a Amazônia




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...