Algoritmo avisa quando os porcos choram, para vender carne cruelty free


Os animais sofrem de maus-tratos a todo instante pelo ser humano. E, este é um caso muito comum na realidade dos porcos, por poderem sentir diversas emoções.

Mas, os cientistas descobriram um fato que pode ajudar a diminuir esta crueldade:

  • foi criado um algoritmo que permite distinguir as emoções positivas das negativas, ao descodificar os sons (os grunhidos e guinchos) que os porcos fazem.

Bem-estar através de sons

Quando um porco grunhe, faz “oinc, oinc” ou guincha, é possível avaliar o seu bem-estar em diversas situações.

Elodie Mandel-Briefer, professora de Biologia na Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, conta:

“O bem-estar dos animais é hoje em dia amplamente aceito como baseado não só na saúde física dos animais, mas também na sua saúde mental“.

Grunhidos e guinchos

O estudo, publicado na revista Scientific Reports, utilizou microfones de mão para recolher cerca de 7.400 diferentes vocalizações de 411 porcos.

Tais sons foram registados durante todos os tipos de situações na vida de um porco, desde o seu nascimento até chegar ao matadouro.

Os pesquisadores atribuíram a cada som um valor emocional positivo ou negativo, deduzindo de maneira intuitiva aquilo que o animal provavelmente sentiu durante os eventos em que os sons foram gravados.

Valor emocional +/-

Por exemplo, em determinados padrões, as vocalizações que os porcos fazem quando estão comendo, têm tendência de ser mais curtos e emitirem apenas uma nota.

Se, por exemplo, os animais estiverem à espera do abate ou se se sentirem ameaçados/em perigo no curral, as vocalizações têm uma duração mais longa e um tom mais variável.

Algoritmo para codificar emoções

O algoritmo criado por uma das cientistas, Ciara Sypherd, doutoranda em Ciências de Engenharia na Universidade de Harvard, nos EUA, identificou corretamente a emoção do animal como positiva ou negativa em 92 % das vezes.

A pesquisa faz parte do projeto SoundWel, que visa compreender a codificação das emoções nas vocalizações dos porcos e utilizar este conhecimento para desenvolver uma ferramenta que possa avaliar o bem-estar na exploração, ao determinar o seu estado emocional através das vocalizações.

Morte sem crueldade

Resumindo, pretende-se criar um sistema preciso e não invasivo para identificar os estados emocionais dos porcos. Um sistema que poderia servir como ferramenta para os profissionais compreenderem e controlarem as ameaças ao bem-estar dos porcos, e evitar as muitas crueldades que ocorrem no abate de animais para comércio e consumo para o ser humano.

Cá pra nós? O único modo de evitar sofrimento animal é deixá-los livres no habitat deles.

Assim como temos hoje em dia carne orgânica (com animais alimentados sem OGM e tratados sem antibióticos como profiláticos) amanhã teremos a falácia da carne cruelty free (só para inglês ver).

Talvez te interesse ler também:

Carne de porco: pense bem antes de comê-la 

O consumo de carne provoca câncer: o alerta chocante vem da OMS 

Imagens de drones podem ajudar na fiscalização de maus-tratos a animais 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...