Sobre o Veganismo → as Verdades que Ninguém quer Falar

  • atualizado: 
go-vegan

Você está cansado de ver tortura animal no Facebook e em outras redes. Vídeos e notícias sobre crueldade animal pipocam pra cá e pra lá, até porque, o veganismo está fazendo mesmo muito sucesso ultimamente. Você não pediu pra isso e realmente é chato pra caramba ficar vendo seres inocentes sendo maltratados. Aí você fica ainda com mais ódio dos veganos que, no final das contas, distribuem violência gratuita na internet e você quer atacá-los mas não sabe como. Então vamos lá, existem algumas verdades que ninguém, ou quase ninguém, fala sobre o veganismo.

1. Veganos, no fundo no fundo, são falsos

Os veganos são atacados principalmente nas questões sobre o vestiário mas não somente. Além de questionarem que roupas eles usam, as pessoas costumam perguntar que materiais existem em torno da vida deles, desde o sapato, passando pela maquiagem, chegando aos instrumentos de trabalho e enfim... é verdade...

2. Não há como escapar da exploração animal

Essa é uma verdade que muitos não admitem. Por mais que você tente escapar da exploração do homem sobre os outros animais, isso é impossível. Tudo tem animal no meio. Se não fossem os animais explorados por nós, não teríamos feito quase nada, não teríamos chegado a um mínimo do progresso que chegamos. E isso seria muito bom, porque o progresso muitas vezes é a nossa destruição, só que não...

3. Se não fossem os animais explorados

Talvez estivéssemos vivendo uma vida de mais paz e harmonia com eles mas estaríamos ainda combatendo contra muitas doenças do passado, que hoje são erradicadas. Em medicina, quase que não há pesquisa sem uso de animais. Infelizmente, ratos, macacos, coelhos e outros animais pagam o pato da nossa saúde. E se os veganos sentirem dor de cabeça provavelmente precisarão tomar um remédio testado em animal. Mas a dor de cabeça até que pode passar com camomila. O duro é curar doenças sérias, né? E aí?

4. Veganos gostam mais de animais do que de gente

E aí que tem medicamento testado em gente mesmo, as cobaias humanas. Os homens têm consciência e recebem dinheiro para serem cobaias enquanto os animais não. O mesmo pensamento ataca os veganos dizendo por exemplo: "roupa de couro não mas roupa feita de trabalho escravo sim!?". Pois é, nem da exploração humana se escapa nesse sistema capitalista. É uma desgraça! Mas humanos são humanos, bicho é bicho...

5. Homens valem mais porque evoluíram mais

Quer você acredite na Teoria da Evolução de Darwin ou na Criacionista religiosa: o Homo sapiens é o verdadeiro rei dessa budega, quer tenha querido Deus ou a Evolução. Ou seja, de um modo ou de outro, é o homem quem está podendo!

6. Veganos matam plantas

Verdade! Até as plantas sentem, se comunicam entre si, enfim, têm vida e devem ser respeitadas como tal.

7. Veganos forçam uma dieta não natural

Verdade. Nossos antepassados comiam de tudo coletando e colhendo o que encontravam pela frente: frutas, sementes, ovos, plantas e até animais.  

Mas, porém, contudo, todavia e entretanto...

Os veganos estão ajudando a difundir a consciência de valor à vida, toda forma de vida. Eles não pediram para vir ao mundo em que é quase impossível viver sem a exploração animal mas, com a luta deles, muita coisa já está mudando.

Muitos produtos vêm sendo pensados, projetados, pesquisados e elaborados sem a necessidade de explorar animais. Roupas, cosméticos, alimentos, bebidas e até medicamentos.

Os veganos sabem da dificuldade diária que é rejeitar qualquer coisa que seja fruto da exploração animal e, por isso mesmo, eles merecem ainda mais respeito porque realmente não é fácil. Até cerveja tem peixe, muitos corantes e outros aditivos são de origem animal. É muito provável que os veganos acabem caindo na exploração sem saberem mas, o que conta é a determinação, a vontade de combater uma crueldade que pode ser evitada por outros métodos.

Se somos inteligentes, se somos mais inteligentes que outros seres, devemos prezar por eles porque sabemos da sensibilidade e da importância da vida. Os homens também devem ser respeitados bem como toda a forma de vida deve ser respeitada. O fato de amar os animais, não significa odiar os homens e permitir ou admitir o trabalho escravo. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Parem de atacar os veganos, como meio de esconder uma possível decepção em não conseguir lutar diariamente contra os maus-tratos sofridos pelos animais, para satisfazer nossos desejos, ou porque acreditamos mesmo ser os mais abençoados, ou mais evoluídos do planeta.

Que os vídeos de horror distribuídos na internet consigam fazer com que as pessoas parem, pensem e mudem naquilo que podem mudar. 

Para fazer bem ao planeta, aos animais, à vida, não precisa necessariamente ser vegano, é verdade! Mas é preciso respeitar a opção de cada um. Não precisa vir com teorias tentando convencer alguém de suas escolhas erradas quando tais escolhas não prejudicam ninguém, pelo contrário....

Diminuir o consumo de carne não fará mal à ninguém, deixar de contribuir para espetáculos, circos, aquários, zoológicos também ajuda a diminuir a exploração e a conscientizar as pessoas sobre tais meios exploratórios e inúteis.

Escolher produtos cosméticos, para limpeza, etc que não tenham sido testados em animais (afinal não são produtos de extrema necessidade) também contribui para a diminuição do sofrimento.

Enfim, o que você puder fazer, dentro das tuas capacidades, será muito bem-vindo para mudarmos este status quo de mundo onde a exploração do homem sobre os outros  animais impera.

E para finalizar, tente praticar a coerência. Nós não comemos gato e cachorro por uma questão cultural. Na Itália se come carne de cavalo. Na Índia não se come carne de vaca; árabes e os judeus não comem carne de porco. Qual a diferença entre estes animais? É tudo uma questão de cultura. Se você adora gato e cachorro e não pode imaginá-los na tua mesa, porque permite que, até cabrito,  faça parte do teu cardápio?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!