Não à carne, sim ao feijão: assim se reduzem os gases de efeito estufa


Comer feijão em vez de carne é uma boa forma para reduzir os gases de efeito estufa da atmosfera. Parece óbvio, mas a confirmação vem de um novo estudo realizado por Helen Harwatt, da Loma Linda University. E por que o feijão? Esta leguminosa é uma das melhores fontes de proteína vegetal.

De acordo com a cientista, simples mudanças de hábitos alimentares teriam grande impacto sobre o meio ambiente.

Considerando apenas a América, se os cidadãos norte-americanos comessem feijão como sendo uma alternativa à carne, os Estados Unidos chegariam aos 50-75 % da meta de redução de gases de efeito estufa em até 2020.

No documento de 10 páginas publicado no último 12 de maio, Harwatt e seus colegas colocaram no papel o que vem sendo observado ultimamente pela população em geral. Mudar o tipo de alimentação é uma ação de destaque na luta contra as alterações climáticas.

Os pesquisadores explicaram que a produção de carne bovina, entre todos os outros alimentos, é aquela da qual se originam as principais emissões poluentes. Em contraste, a produção de leguminosas, tais como feijões, deriva apenas um quadragésimo dos gases de efeito estufa emitidos durante a produção da carne.

Leia mais:

O estudo também descobriu que a produção de carne faz uso ineficiente das terras agrícolas. Substituí-la com as culturas de feijão iria liberar 42% das terras usadas para produzir alimentos para os gados cuja carne irá parar em nossas mesas: 1,65 milhões de quilômetros quadrados.

De acordo com Harwatt, a tendência atual é de que a carne animal não é mais percebida como um alimento necessário, como até bem pouco tempo atrás se acreditava.

Além de reduzir os gases de efeito estufa, preferir legumes à carne, de acordo com Harwatt e seus colegas, pode ajudar a prevenir o aumento da temperatura global.

Que tal tirar o bacon do feijão? Reduzir a feijoada ou melhor, preparar uma feijoada vegetariana rica, incluindo cenoura e beterraba no lugar da carne? O feijão vai ficar mais gostoso, mais leve, mais saudável e ainda por cima, mais amigo do ambiente. Fica a dica 🙂

Leia mais sobre Vegetariano e Vegano:

QUER VIRAR VEGETARIANO? VEJA UM PASSO A PASSO QUE PODE FACILITAR TUA DECISÃO

CARNÍVOROS POR DISSOCIAÇÃO: A MENTE SE RECUSA A ASSOCIAR UM PRATO DE CARNE A UM ANIMAL VIVO

14 ALIMENTOS VEGANOS E VEGETARIANOS RICOS EM PROTEÍNAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...