Guacamole: a receita original e 5 variantes

Guacamole

O guacamole é uma iguaria mexicana feita com abacate. Prepará-lo em casa é muito simples. É uma salsa muito versátil, que pode ser feita de vários modos diferentes da receita original. Em restaurantes mexicanos o guacamole é servido para acompanhar nachos ou tortillas, mas também é ótimo simplesmente para passar no pão ou como uma salsa para temperar verduras e saladas. Veja como preparar o guacamole de acordo com a receita tradicional e em 5 variantes.

Guacamole: a receita original

Para preparar o guacamole mexicano original servem apenas 3 ingredientes. Esta é uma receita básica que você pode enriquecer com suas especiarias e temperos preferidos, como sugerimos abaixo.

Ingredientes:

4 abacates

2 limões

1 pitada de sal

Divida o abacate ao meio e retire a semente. Recolha a polpa com uma colher tirando o máximo possível (a parte mais perto das cascas das frutas são muito ricas em nutrientes) e amasse com um garfo em uma tigela para formar um purê. Rale um pedaço de casca de limão, esprema a fruta e adicione tudo ao purê de abacate. Mexa bem para misturar e finalizar. Acerte o sal e bom apetite!

Guacamole: a receita original

fonte foto: wikipedia.org

1. Guacamole ao iogurte

A partir da receita básica, você pode obter um molho guacamole mais rico adicionando iogurte. O blog Two Peas And Their Pod sugere a utilização do iogurte grego, para o qual você deve adicionar o abacate maduro, 1 dente de alho, suco de limão, pimenta, pimenta do reino e cominho. Misture os ingredientes até obter a consistência desejada para a salsa e regule a quantidade de temperos de acordo com seu gosto. Para a versão vegana, substitua o iogurte normal pelo vegetal. Veja aqui a receita completa.

Guacamole ao iogurte

fonte foto: twopeasandtheirpod.com

2. Guacamole com tomates

Para preparar o guacamole com tomates você vai precisar de 2 abacates, 1 tomate maduro, 1 pimenta jalapenha, 2 colheres de sopa de cebola picada, 1 dente de alho picado, suco de limão, sal e pimenta do reino a gosto. Depois de retirar a polpa do abacate, amasse-a com um garfo e acrescente aos poucos os outros ingredientes. Veja aqui a receita completa.

Guacamole com tomates

fonte foto: huffpost.com

3. Guacamole com cebolas roxas

Você pode enriquecer o seu molho guacamole com cebolas roxas. Você vai precisar de 2 ou 3 abacates maduros, ½ cebola roxa picada, coentro, sal, 1 pimenta, 3 colheres de sopa de suco de limão. Você pode decidir por não adicionar a pimenta vermelha se você não quiser um molho picante. Pique a cebola, amasse a polpa do abacate e acrescente os outros ingredientes. Veja aqui a receita completa.

Guacamole com cebolas roxas

fonte foto: oliepants.wordpress.com

4. Guacamole picante

Aqui está uma receita de guacamole para aqueles que amam o sabor picante. Você vai precisar de 4 abacates maduros, ½ cebola roxa, 3 limões, sal e uma pimenta jalapenha. Alternativamente, você pode usar uma outra variedade de pimenta, pimenta em pó ou seca. Amasse o abacate, misture todos os ingredientes, adicione o suco de limão e mexa. Veja aqui a receita completa.

Guacamole picante

fonte foto: eatliverun.com

5. Guacamole com azeitonas

Para preparar o molho guacamole com azeitonas você vai precisar: 2 ou 3 abacates maduros e macios, 2 dentes de alho, o suco de 1 limão, um fio de azeite de oliva extra-virgem, sal, um punhado de azeitonas pretas. Pique o alho e as azeitonas, em seguida adicione tudo à polpa de abacate já amassada e temperada com o azeite e suco de limão. Você pode decorar o molho com azeitonas inteiras. Veja aqui a receita completa.

Guacamole com azeitonas

fonte foto: somethingelsetoeat.blogspot.it

Leia também:

TZATZIKI: RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES

RECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS

INHAME: UM ALIMENTO MEDICINAL, CHEIO DE PROPRIEDADES E USOS

ABACATE: 10 BENEFÍCIOS QUE TALVEZ VOCÊ AINDA NÃO CONHEÇA

Fonte foto capa: channel4.com