Alimentos da estação: alcachofra é a estrela de agosto


Neste mês de agosto, dos alimentos que não poderão faltar em nossas mesas, entre outros, encontram-se a berinjela (feita à parmigiana é dos deuses :), o nabo e o milho para pipoca, o lanche ideal. Mas a nossa estrela do mês de agosto é a alcachofra por seu alto valor nutricional.

A alcachofra é um vegetal cultivado seja para uso alimentar que para uso medicinal.

Como a maioria das verduras, a alcachofra é composta principalmente de água e fibras, úteis para estimular o bom funcionamento do intestino. Além disso, este alimento é uma ótima fonte de sais minerais, entre os quais estão sódio, potássio, fósforo e cálcio. Alcachofras também contêm vitamina C e vitaminas do complexo B, especialmente as vitaminas B1 e B3. Também contêm vitamina K, que é considerada útil na prevenção da osteoporose. São também uma fonte de ferro e cobre, elementos utilizados pelo organismo para a produção das células sanguíneas. E não acaba aqui: alchofras são também uma ótima fonte de beta-caroteno e luteína, antioxidantes poderosos na proteção da visão, além da cinarina, considerada útil na cura das doenças do fígado.

A alcachofra melhora a digestão, é um diurético natural e melhora a produção dos sucos digestivos. Fazem bem ao fígado, aos rins e à vesícula biliar.

Como preparar a alcachofra? Aqui vai uma receita simples.

foto

foto: finedininglovers.it

Alcachofra gratinada

Ingredientes para 4 pessoas:

12 alcachofras

300 gr de mussarela de búfala

50 gr de queijo parmesão ralado

sal e pimenta-do-reino a gosto

2 ramos de salsinha picada finamente

2 colheres de azeite

manteiga

2 limões

Modo de preparo:

Para preparar a alcachofra gratinada, pré-aqueça o forno a 180° C.

Limpe as alcachofras, privando-as das folhas mais duras, cortado-a em duas partes (inclusive a haste se esta for mole) e retire as suas barbas dentro. ( O vídeo abaixo ensina como limpar as alcachofras)

Mergulhe-as por cerca de dez minutos em água com o suco dos limões e em seguida, ferva-as nesta mesma água por 7-9 minutos, acrescentando sal à água e escorra bem.

Corte a mussarela de búfala em fatias finas e pique a salsinha.

Unte uma assadeira com o azeite de oliva e arrume as alcachofras.

Primeiro polvilhe cada alcachofra com queijo parmesão e depois ponha sobre cada uma delas, uma fatia de mussarela por cima.

Tempere-as com a pimenta-do-reino e a salsinha (a salsa para ficar bem picada deve ser lavada e depois bem enxugada para depois ser cortada). Cubra-as com pedacinhos de manteiga e deixe-as dourar no forno quente por 30 minutos.

Bom apetite e um feliz agosto ?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...