Saúde dos brasileiros em risco: é agrotóxico por todo lado


É agrotóxico pra todo lado! Em sucos, salgadinhos, pães, biscoitos….

Foi divulgada uma pesquisa pelo Grupo de Trabalho Agrotóxicos e Saúde, da Fiocruz, sobre o impacto a ser causado na saúde dos brasileiros se o projeto de lei 6.299/2002 for aprovado.

O tal projeto mirabolante, o “PL do Veneno“, quer liberar o registro de novos defensivos agrícolas (centrada a decisão sobre estes produtos apenas pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa) que hoje são avaliados de alto risco pelo Meio Ambiente e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A preocupação sobre os prejuízos ao meio ambiente e à saúde das pessoas pela exposição aos agrotóxicos têm sido debatida pois falta informação clara sobre o uso dessas substâncias nos alimentos e em quais alimentos estão contidos estes tóxicos.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) informam que resíduos de agrotóxicos são encontrados até em bisnaguinhas, bolachas recheadas, biscoitos de água e sal, cereais, bebidas de soja e salgadinhos.

Agrotóxico por todo lado

Vestígios de agrotóxicos podem estar presentes tanto em alimentos in natura quanto em produtos industrializados, já que não existe uma técnica capaz de remover 100% dos resíduos.

Já foram identificados indícios de venenos em

  • polpas;
  • massas;
  • salgadinhos;
  • biscoitos;
  • pães;
  • ovos;
  • leite;
  • carnes;
  • e outros alimentos.

Aline Gurgel, vice-coordenadora do grupo de trabalho, explica:

“Não há obrigatoriedade de rastreio de agrotóxicos em alimentos, à exceção daquele feito no âmbito do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) e voltado para algumas culturas de alimentos in natura, como morangos, pimentões e tomates. Também não existe lei que obrigue a indicação de que um alimento foi produzido com pesticida”.

Quais alimentos estão intoxicados?

De acordo com a pesquisa da Fiocruz, foram analisados 27 produtos de oito categorias. Dessas, seis apresentaram vestígios de defensivos, dentro dos limites permitidos pela legislação.

Produtos como:

  • bebida de soja Naturis (Batavo);
  • cereal matinal Nesfit (Nestlé);
  • salgadinhos Baconzitos e biscoito Torcida (ambos da Pepsico);
  • pães bisnaguinha Pullman (Bimbo), Wickbold, Panco e Seven Boys (da Wickbold);
  • biscoitos de água e sal Marilan, Triunfo (Arcor),Vitarella e Zabet (ambos da M. Dias Branco);
  • biscoitos recheados Bono e Negresco (Nestlé), Oreo e Trakinas (Mondelez).

Rótulos verdadeiros?

Os rótulos simplesmente omitem e não trazem informações sobre a presença de resíduos tóxicos.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Princeton, da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Insper revela que a disseminação do glifosato (o defensivo mais utilizado no Brasil) levou à alta de 5 % na mortalidade infantil, com impactos no peso ao nascer e no tempo de gestação.

Algumas das empresas de alimentos incluídas na pesquisa da Fiocruz declaram estar fazendo apenas o que é permitido pelas normas:

“São usadas matérias-primas compradas de fornecedores que cumprem a legislação, e os resíduos de defensivos agrícolas estão dentro dos níveis autorizados pela Anvisa e são seguros para consumo humano”.

ou

“Comprometimento com a qualidade dos produtos, atuando sempre em prol da saúde, segurança e bem-estar dos consumidores”.

ou

“Todos os nossos produtos estão em conformidade com a legislação brasileira de alimentos e são absolutamente seguros para o consumo”.

Ou seja, enquanto não houver fiscalização e a lei permitir o uso de substâncias químicas que intoxicam os produtos alimentícios, a quantidade de veneno na mesa dos brasileiros só aumenta botando em risco a saúde dos consumidores.

O Brasil continua sendo campeão mundial de uso de agrotóxico.

Talvez te interesse ler também:

Mais veneno na mesa: decreto flexibiliza aprovação e liberação de agrotóxicos no Brasil 

Saiba como combater os efeitos de agrotóxicos nos alimentos

5 dicas para eliminar o agrotóxico das frutas e verduras

Veneno no pacote: estudo inédito identifica agrotóxicos em alimentos ultraprocessados e comuns




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...