Alho-poró: propriedades nutricionais, benefícios à saúde e como usar

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alho-poró

O alho-poró é uma hortaliça muito saborosa e crocante. Parente do alho e da cebola, é muito querido e usado por grandes chefes da gastronomia. É um ingrediente bastante fácil de encontrar em nosso dia a dia, sendo indicado inclusive para quem não aprecia muito a cebola, devido ao seu sabor mais suave e melhor aroma. Mas o melhor de tudo é que este vegetal é cheio de vitaminas, minerais e antioxidantes, oferecendo diversos benefícios para a saúde. Vamos conhecer todos esses benefícios?

1. As propriedades nutricionais do alho-poró

O alho-poró é um vegetal com pouquíssimas calorias e pode ser consumido de diversas maneiras.

No entanto, a quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais variam se consumido cru ou cozido. Por isso, separamos algumas informações que diferenciam a forma de consumo.

Tendo como base a porção padrão de 100 gramas de alho-poró, as diferenças na composição de cada uma das formas são:

  • Alho-poró cozido = 31 calorias, 0,2 g de gordura, 7,6 g de carboidrato, 0,8 g de proteína, 4,2 mg de vitamina C, 30 mg de cálcio, 14 mg de magnésio, 17 mg de fósforo e 87 mg de potássio, além de vitaminas do complexo B e outros minerais.
  • Alho-poró cru = 54 calorias, 0,3 g de gordura, 12,6 g de carboidrato, 1,3 g de proteína, 10,7 mg de vitamina C, 52,5 mg de cálcio, 24,9 mg de magnésio, 31,2 mg de fósforo e 160,2 mg de potássio, além de vitaminas do complexo B e outros minerais.

Ou seja, apesar o alho-poró cru ser um pouco mais calórico e conter quase o dobro de carboidratos e proteínas, ele também possui muito mais vitaminas e minerais do que a versão cozida. 

2. Os benefícios do alho-poró à saúde

Segundo a nutricionista Juliana Castilho, o alho-poró confere vários benefícios que variam conforme a sua composição, mas que no conjunto todo, torna-se um verdadeiro aliado para a nossa saúde. Tudo isso porque o alho-poró é muito rico em:

  • Fibras dietéticas - Hidrato de carbono que passa pelo sistema digestivo, favorecendo a digestão e o metabolismo;
  • Ácido fólico - Conhecido como vitamina B9, ajuda o corpo a gerar novas células, mantendo o sangue saudável para oxigenar o corpo;
  • Cálcio - Mineral essencial para a manutenção da saúde geral do corpo, seja na formação de dentes e ossos, como também na coagulação do sangue;
  • Potássio - Mineral que equilibra o pH e os níveis de água no corpo, contribui para o crescimento muscular, função cerebral, estabilidade do sistema nervoso e é fundamental para o funcionamento dos órgãos, tecidos e células;
  • Propriedades medicinais - O alho-poró tem propriedades antissépticas, laxantes e diuréticas, reduzindo ainda o risco de câncer de próstata, cólon e ovário;
  • Vitamina C - Ajuda o corpo a crescer e desenvolver, a reparar o tecido e é necessária para a formação de colágeno. A vitamina C também é um antioxidante que ajuda a bloquear os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças. De acordo com a nutricionista, é preciso repor a vitamina C diariamente, pois ela é solúvel em água e o nosso corpo não consegue armazená-la.

3. Como usar o alho-poró

Quando se trata de culinária, a criatividade é grande, principalmente quando o ingrediente principal é fruto de culturas antigas e de épocas em que o alho-poró era bem difícil de se encontrar. Felizmente esse vegetal é bastante encontrado hoje em dia e é uma excelente opção à cebola ou ao alho, para quem não gosta muito desses dois. 

O alho-poró possui textura crocante, porém aroma e sabor mais leve e agradável. Para consumi-lo, basta escolher entre inteiro ou fatiado, refogado, cozido ao vapor ou assado. A única recomendação é o de deixá-lo mais al dente, para que a textura e o sabor sejam preservados.

4. Receitas com alho-poró

sopa alho poro

A maneira mais tradicional de utilizar o alho-poró é em sopas, mas também é possível fazer recheio para tortas, cremes, suflês, quiche e risotos. Além disso, é bastante comum usar o alho-poró para dar um toque especial em alguns pratos, molhos, cremes ou mesmo como ingrediente principal, conferindo um sabor marcante às receitas.

Se faltar ideia sobre como preparar o alho-poró, veja logo abaixo algumas receitas originais, mas não deixe de usar a imaginação para incrementar seus pratos. Esperamos que gostem das dicas e até a próxima!

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