Regina Tchelly: cozinha sustentável no projeto Favela Orgânica


Uma cozinheira autodidata, Regina Tchelly. Uma infância com horta e pé no chão. Uns terrenos vazios e moradores com vontade de cultivar. Esse foi o começo do projeto Favela Orgânica que começou em 2011 nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, zona sul do Rio de Janeiro.

A ideia do Favela Orgânica é a de promover uma mudança profunda na cultura de consumo e desperdício através do aproveitamento integral de todas as partes do alimento que, por sua vez, é cultivado organicamente. As partes que não são comestíveis, e são poucas, viram adubo através da compostagem.

Mas, não só do que se produz em sua horta é que faz essa cozinha tão diferente. Regina tem por hábito frequentar as feiras livres e recolher tudo o que sobra (aquelas folhas mais grossas, os talos que o feirante corta porque quem compra não quer levar) para a cozinha de quem precisa.

No final das contas, uma quantidade enorme de raízes, cascas e talos de verduras que antes iam aumentar o lixo doméstico hoje, com as receitas inovadoras da Regina Tchelly, viram pratos nutritivos, coloridos e muito interessantes.

regina tchelly 2

Fonte foto

favela organica

Fonte foto

E assim, dos restos que são jogados no lixo tantas vezes é que surgiram as receitas de arroz colorido de talos e cascas, pão de mel de casca de banana e quiche de talo de brócolis e tantas mais.

Como lembra essa paraibana que mora, até hoje, na comunidade Babilônia: “Logo que cheguei no Rio de Janeiro fui trabalhar como empregada doméstica e via nas feiras livres e na minha própria comunidade a grande quantidade de alimentos sendo desperdiçados. E lá na Paraíba a cultura é aproveitar o máximo que a gente puder do alimento“, conta Regina Tchelly, que sempre amou cozinhar.

Uma receita de arroz colorido com talos e cascas

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz integral
  • 1 xícara de talos de couve-flor cortados em pedaços pequenos
  • 1 xícara de casca de batata picadinha
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 cenoura média ralada com casca
  • ½ cebola picada
  • salsinha fresca
  • sal a gosto

Modo de preparo

  • Doure o alho e a cebola. Junte os talos de couve-flor, as cascas de batata e as cenouras para refogar.
  • Quando estiverem macias, junte o arroz e 2 xícaras de água. Ponha o sal, misture bem e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo.
  • Quando for servir, acrescente, por cima, a salsinha picada.

Especialmente indicado para você:

HORTAS COMUNITÁRIAS: MODELOS E OBJETIVOS DIFERENTES, PRODUÇÃO AGRÍCOLA E CULTURAL

UM OÁSIS CRIADO EM CIMA DE UM ANTIGO LIXÃO: SUSTENTABILIDADE E TRABALHO DE COMUNIDADE

ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...