Conheça alimentos com mais sal e açúcar do que imaginamos


Por mais que a orientação geral seja para que não excedamos o limite de 5 gramas de sal por dia, a OMS estima que 75% da população do mundo consuma pelo menos o dobro do recomendado diariamente. Questão delicada de tratar, pois como veremos, além de ocasionar diversos problemas de saúde, a alta quantidade de sal (e açúcar) pode estar presente em alimentos que nem mesmo suspeitamos. Veremos os alimentos que têm mais sal e açúcar do que imaginamos.

Problemas do sal e do açúcar

A ingestão descontrolada de sal, ou o seu consumo em excesso, causa inúmeros problemas cardiovasculares em nosso organismo. Pode desencadear pressão alta que originará hipertensão, palpitações seguidas de dores no peito e, não muito raramente, ataques cardíacos.

Embora no âmbito culinário o sal e o açúcar sejam antagonistas, na questão de saúde trabalham juntos para provocar doenças quando ingeridos demasiadamente. O açúcar poderá ser responsável por obesidade que tratará problemas tão similares quanto os causados pelo sal. Além disso, é agente responsável por casos de diabetes que poderão gerar feridas e afetar a saúde total do organismo. Daí vê-se claramente a necessidade de controlar a ingestão destes dois elementos.

Porém, o simples fato de conhecer as consequências da alta ingestão de sal e açúcar não é o suficiente para que tenhamos o controle da situação. Isso é dito pois muitos dos alimentos que ingerimos cotidianamente podem ter muito mais sal e açúcar do que imaginamos, fazendo com que passemos dos limites recomendados sem que ao menos percebamos.

Alimentos com excesso de sal e açúcar

sal e acucar

Queijo processado

Aliado da culinária e grande inimigo da saúde quando ingerido em excesso. Uma única fatia de queijo processado pode ter pelo menos 900 miligramas de sal. Isso significa que a mera ingestão de duas fatias já terá proporcionado quase metade da quantidade recomendada de sal por dia.

Barras de cereais

Quem come barras de cereais está normalmente procurando por uma alimentação saudável. Trata-se quase de um ledo engano, pois uma única barra de cereal pode ter no mínimo 12 gramas de açúcar. É necessário atenção e verificar o rótulo da barra. Se os níveis de açúcar forem altos, evite.

Enlatados

Os alimentos enlatados são práticos, especialmente se forem utilizados para preparar nosso prato preferido e de maneira rápida. Porém, a praticidade é um mero detalhe do problema escondido. Como exemplo, uma pequena lata de ervilhas pode ter cerca de 290 miligramas de sal, trazendo grandes riscos para saúde. Este, aliás, não é um problema apenas da ervilha. O sal é utilizado como conservante em praticamente todos os enlatados, por isso atenção.

Leia também: ESPECIALISTA EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA LISTA OS ALIMENTOS QUE MAIS CONTÊM SÓDIO

Banana

Uma fruta inigualável de tão gostosa que é, a banana traz inúmeros benefícios para a saúde. No entanto, aqui cabe a regra de ouro para consumi-la com moderação. Como a banana pode aumentar drasticamente os níveis de açúcar no sangue, não é recomendada para quem apresenta problemas de gerenciamento deste elemento no organismo. Seu consumo será permitido apenas após a consulta com nutricionista.

Alimentos congelados

Embora sejam práticos e úteis, especialmente na vida moderna onde não há tempo para nada, os alimentos congelados são perigosíssimos. Alguns modelos (como as lasanhas), possuem até 4 gramas de sal, ou seja, quase o valor todo recomendado para um único dia. Isso significa, em termos técnicos, que se você comer uma lasanha congelada não poderá ingerir mais nada de sal pelo resto do dia. O perigo fica evidente quando analisamos desta maneira.

Molhos prontos

Molhos prontos também costumam ser feitos com alta quantidade de sal para sua conservação. Uma única colher de sopa de molho de tomate, por exemplo, pode conter até 243 miligramas de sal. Quando se calcula isso no preparo de uma macarronada, logo se percebe que a quantidade recomendada é extrapolada em muito.

Leia mais: MOLHO DE TOMATE: 5 RECEITAS PARA NUNCA MAIS COMPRAR MOLHO PRONTO

Orientações gerais sobre sal e açúcar

Sal e açúcar dão a característica fundamental e o toque final nos alimentos. Porém, o doce sabor do açúcar e o agradável efeito do sal não apaziguarão as amargas mazelas trazidas pelo excesso de seu consumo. Sal e açúcar devem ser ingeridos com extrema moderação a fim de evitar qualquer problema de saúde. Além disso, procure pela opinião de um médico ou profissional de saúde caso note consumir mais sal e açúcar do que o recomendado.

Especialmente indicado para você:

50 GR DE AÇÚCAR POR DIA: O LIMITE QUE NÃO DEVE SER ULTRAPASSADO, SEGUNDO A OMS

10 SURPREENDENTES USOS ALTERNATIVOS PARA O SAL

QUANTO EXERCÍCIO É NECESSÁRIO PARA QUEIMAR AS CALORIAS DAS JUNK FOOD? (FOTO)




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...