Maçã faz bem pra quê? Conheça todos os seus benefícios


A maçã é umas das frutas mais populares no mundo inteiro. Seus usos são variados assim como seus benefícios. Ademais, é uma fruta tão fácil de comer que é difícil a maçã não ocupar um lugar na geladeira.

Mas afinal, maçã faz bem pra quê?

Nutritiva, boa para o coração, ossos e cérebro, é uma aliada da perda de peso, entre outros inúmeros benefícios, essa fruta deve fazer parte do cardápio de quem quer uma vida mais saudável.

Conheça todos os seus benefícios além de um pouco sobre a sua origem e outras curiosidades.

Origem

A maçã é o pseudofruto da macieira (Malus domestica). A árvore, que é originária da Ásia Ocidental, vem sendo cultivada há milhares de anos. É um fruto simbólico, presente na mitologia e em religiões de muitas culturas.

Existem mais de 7 500 espécies e variedades de maçãs, cultivadas em climas temperados e subtropicais, pois as macieiras não crescem em áreas tropicais.

Leia mais:

Informações nutricionais

A maçã contém vitaminas B1 e B2, além sais minerais, como fósforo e ferro.

É rica, também, em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames.

Além disso tudo, a maçã é rica em antioxidantes, água e fibras.

Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.

Maçã faz bem pra quê?

Todo mundo sabe que “comer uma maçã ao dia deixa o médico longe” – este dito popular é bem verdadeiro sim, se pensarmos em maçãs orgânicas, que frutificaram em regiões ambientalmente equilibradas, saudáveis. E depende, muito, do tipo de maçã que você come mas, sobre isso falaremos logo mais abaixo.

Comer maçã regularmente é muito bom para manter a taxa de colesterol dentro dos níveis aceitáveis. A recomendação é comer uma unidade diariamente. Esse benefício se deve à pectina, substância encontrada na casca da maçã – e que é muito usada no preparo de geleias caseiras.

A fruta faz bem para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso.

Para quem deseja emagrecer, a maçã é recomendada devido `as suas baixas calorias e à alta concentração de fibras.

Confira, a seguir, os benefícios da maçã para o organismo.

11 benefícios da maçã para a saúde

É nutritiva

Rica em vitaminas, fibras, potássio e vitamina C, a maçã contém ainda uma boa quantidade de polifenóis, substância que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e é excelente para a saúde.

Quando for consumir a maçã, não deixe a casca: é nela que estão grande parte desses nutrientes.

Faz bem para o coração

Existem diversos estudos que apontam a relação entre o consumo de maçãs e a prevenção de doenças cardíacas. Um deles mostrou que o consumo de flavonoides, presentes nessa fruta, reduz em até 20% o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de regular a pressão arterial e controlar os níveis de colesterol.

Os polifenóis presentes na maçã têm poder antioxidante, o que pode ajudar no controle da pressão arterial.

Pode ajudar a reduzir as chances de ter diabetes

Um estudo publicado em 2011 mostrou que o consumo de uma maçã por dia está associado a um risco 28% menor de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação a não comer nenhuma maçã. Os polifenóis presentes na fruta podem ser os grandes responsáveis por evitar danos às células do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina.

Pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer

Por conter antioxidantes e anti-inflamatórios, a maçã pode ter efeito protetivo, evitando certos tipos de câncer. Pesquisadores já apontaram a relação entre o consumo da fruta e um efeito protetivo contra células cancerosas.

É boa para a saúde respiratória

Especialmente nos casos de asma, por causa da quercetina, a maçã pode auxiliar na redução da inflamação e regular o sistema imunológico, prevenindo a doença respiratória e outras alergias, como mostra este estudo. Há um risco 10% menor de desenvolver asma, quando há o consumo diário dessa fruta.

Faz bem para o cérebro

O consumo da maçã, especialmente do suco da fruta, pode ajudar a reduzir o declínio mental, minimizando os riscos de doenças, como o Alzheimer, como aponta este estudo.

É boa para perder peso

Por conter fibras e água, estudos apontam que consumir a maçã inteira pode promover saciedade, auxiliando no emagrecimento. Já esta pesquisa mostrou que o consumo regular da maçã auxilia na perda de peso e no controle do colesterol.

Faz bem para os ossos

As frutas, no geral, têm um efeito protetivo sobre a saúde óssea. No caso da maçã, o consumo regular pode ajudar a reduzir os danos aos ossos, com o avançar da idade.

Faz bem para o intestino

Maçãs podem ter efeitos prebióticos e fomentar as bactérias boas dos intestinos. Os prebióticos atuam como uma forma de alimento para as bactérias boas intestinais. A pectina que existe na maçã é um tipo de prebiótico. Por isso, essa fruta pode ajudar a manter a saúde intestinal e geral em dia.

Protege contra efeitos colaterais de alguns remédios

Especialmente no caso de alguns analgésicos e antibióticos, há um risco maior de desenvolvimento de problemas estomacais, intestinais, em virtude do uso desses medicamentos. A maçã pode agir como protetora, evitando lesões na mucosa do estômago e fomentando as bactérias boas do intestino, já que antibióticos destroem as bactérias ruins, mas também as boas.

Faz bem para o estômago

A maçã é um bom alimento para quem tem prisão de ventre, porque suas fibras solúveis ajudam a desintoxicar o aparelho digestivo. As maçãs também ajudam a aliviar as dores de gastrite e a cicatrizar úlceras gástricas, pois as fibras formam um gel que protege a mucosa do estômago.

É melhor comer maçã orgânica?

maçã 3

Essa é uma preocupação que muita gente tem em relação a vários alimentos. As frutas orgânicas são cultivadas no período certo delas e são livres de agrotóxicos, mas nem todos podem comprá-las, já que são bem mais caras.

Entretanto, se você puder consumir a maçã orgânica, existem algumas razões para isso, segundo o Terra:

1. As maçãs cultivadas da forma convencional contêm altos níveis de resíduos de pesticidas. Podem ser encontrados em uma maçã 48 tipos de pesticida diferentes, mesmo após elas serem lavadas.

2. As maçãs costumam ser pulverizadas com o fungicida Syngenta, que está sendo investigado devido a sua possível associação à doença de Parkinson.

3. As fazendas que fazem uso de pesticida fazem mal não apenas a você, que irá consumi-las, mas `as pessoas que trabalham em contato com essas substâncias nocivas à saúde.

Algumas variedades de maçã são menos saudáveis que outras

Este trabalho de Jo Robinson, autor do livro Eating on the Wild Side, nos conta que

“a maneira como as maçãs foram cultivadas tem um enorme impacto na saúde de quem as come”.

Segundo o citado autor, uma pesquisa realizada com um grupo de homens com excesso de peso, demonstrou que aqueles que comeram uma maçã Golden Delicious ao dia sofreram aumento significativo das taxas de colesterol LDL e triglicéridos e, consequente aumento do risco de doenças cardíacas, em comparação com o início da pesquisa e o grupo de controle.

No caso, ficou evidente que foi o tipo de maçã que comeram, a variedade Golden Delicious, que tem alto teor de açúcar e níveis baixos de fitonutrientes, a razão da “fragilização” da saúde dos participantes.

As variedades de maçãs mais doces, como as Golden Delicious, Pink Lady, Elf Star, Império e Ginger Gold, que possuem altos níveis de frutose, podem ser prejudiciais para quem tem problemas de saúde relacionados ao consumo de açúcar.

O excesso de açúcar promove o acúmulo de gordura, desequilíbrio glicêmico e é especialmente prejudicial para as pessoas que já sofram de qualquer alteração lipídica ou glicêmica.

Como escolher maçãs na hora de comprar

maçã 2

Como vimos, se puder prefira maçãs orgânicas e escolha as de casca de cor acentuada, polpa firme, as mais pesadas e em boas condições, ou seja, sem partes amolecidas, furos ou rachaduras.

Maçãs ácidas contêm menos açúcar do que as variedades mais doces.

Recém colhidas, as maçãs são mais crocantes e saudáveis.

Em boas condições, a maçã pode durar até um mês na geladeira.

Curiosidades sobre a maçã, esta fruta mitológica

Na mitologia grega, a deusa grega da discórdia, Eris, ficou insatisfeita depois que ela foi excluída do casamento de Peleu e Tétis. Como vingança, ela jogou uma maçã de ouro na festa de casamento. Foi considerada o símbolo do amor.

Já no Jardim do Éden, a maçã foi considerada um fruto proibido pela tradição popular cristã, que interpretou ser o fruto usado por Eva para persuadir Adão. Talvez por isso, a maçã tenha se tornado um símbolo de sedução sexual.

A força da gravidade ficou conhecida por Isaac Newton por causa de uma maçã. Bem, não se pode afirmar cegamente que o cientista estivesse embaixo de uma macieira quando uma maçã caiu em sua cabeça, mas o fato ficou atrelado à descoberta da força da gravidade.

Receitas com maçã

Com todos esses benefícios, agora é hora de comer maçã. O ideal é comê-la inteira e com a casa mas receitas com maçã é tudo de bom também, por isso, veja as receitas abaixo e… bom apetite. Boa saúde!

Talvez te interesse ler também:

Casca de maçã: receitas gostosas e fáceis

Maçãs: receitas versáteis e saudáveis de todos os tipos. Confira

Bolo De Maçã: 11 Receitas Fáceis e Saudáveis

 

 




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...