Levedo de cerveja: usos, como tomar e todos os benefícios

  • atualizado: 
levedo de cerveja

O levedo de cerveja tem seu nome derivado dos micro-organismos que o fabricam, os Saccharomyces cerevisiae. É esta a levedura que ajuda na fermentação do nosso pão de cada dia e também da cerveja e outras bebidas fermentadas, dentre outros processos fermentativos que fazem parte da vida humana.

No mercado você pode encontrar levedo de cerveja de diversas formas - fresca, em quadradinhos ou desidratada, em pacotinhos - e pode ser usada como um suplemento nutricional aos alimentos, como tempero, potencializador de sabor ou para os preparados que requerem fermentação. Outra forma bastante cômoda para o uso é a levedura em flocos.

A levedura de cerveja é um meio riquíssimo em vitaminas do complexo B - Tiamina, Riboflavina, Niacina, Ácido Pantoténico, B6, Ácido Fólico e Biotina - e de minerais como o magnésio, ferro, fósforo, cálcio, potássio, cromo e selênio. Também é uma fonte boa de proteína, aminoácidos e fibras digestivas.

Levedo de cerveja na cozinha

O levedo de cerveja pode ser usado nas receitas de pão, pizza e bolos ou até em bolinhos, em substituição ao fermento químico ou a formas naturais de fermentação (como aquela receita do pão que dei outro dia, lembra? Esta aqui: A RECEITA MAIS ANTIGA DE PÃO INTEGRAL FERMENTADO

Levedo de cerveja como suplemento alimentar

Você poderá tomar o levedo de cerveja como suplemento alimentar em todas as situações em que seu organismo esteja debilitado. No mercado encontram-se formulações em comprimidos ou cápsulas gelatinosas. É recomendado nas mudanças de estação, para dar um “up” no organismo e driblar gripes e outras viroses típicas destes momentos.

Levedo de cerveja na beleza

Também se recomenda seu uso em tratamentos contra o acne, fragilidade das unhas e cabelos, problemas do sistema nervoso e inclusive, nas dores generalizadas, pelo seu aporte em vitamina B12.

Benefícios do levedo de cerveja

* O levedo de cerveja exerce ação limpadora da pele e do fígado, facilitando a eliminação de toxinas do corpo,

* ajuda na restauração da flora intestinal (por isso se recomenda seu uso em casos de terapias antibióticas prolongadas, intestino irritável e outros transtornos intestinais),

* estimula a ação do sistema imunológico, aumenta a produção de células vermelhas do sangue (em caso de anemia),

* e é especialmente recomendado às pessoas que têm uma dieta desequilibrada, ritmo de vida estressante e sintomas de avitaminoses do grupo B.

* Nos diabéticos pode facilitar a ação da insulina.

Efeitos colaterais do levado de cerveja

Normalmente não se verificam efeitos colaterais mas, em alguns casos podem ser observados sintomas de intolerância (inchaço abdominal após a ingestão).

Flocos de levedo de cerveja

Os flocos de levedo de cerveja podem ser usados como acréscimo a pratos diversos - massa, arroz, saladas e outras preparações salgadas - para incremento de sabor e consistência (nas sopas faz com que estas tenham consistência aveludada, macia e cremosa). Mas, nesta forma, de flocos, não adianta querer usar o levedo como fermento de pão pois, ele está inativo.

O sabor dos flocos de levedo de cerveja lembra aquele dos frutos secos.

Para aqueles que não comem queijo, estes flocos são um bom substituto do queijo ralado parmesão no macarrão e outros pratos.

Com os flocos de levedo de cerveja você pode preparar uma mistura com amêndoas e fazer um queijo vegetal mas, lembre-se que, como são inativos, não serão fontes de vitamina B12 natural.

Esta lembrança é especialmente importante para veganos e vegetarianos.

Especialmente indicado para você:

setaTODAS AS VITAMINAS DO COMPLEXO B: BENEFÍCIOS E FONTES

setaB12: A VITAMINA ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIA

setaQUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?