Couve-flor e Brócolis: dois verdadeiros alimentos anticâncer


Você já ouviu falar de alimentos anticâncer? Pois existem várias pesquisas cientificas que relacionam o consumo de determinados tipos de alimentos a um risco menor de desenvolver câncer. Hoje vamos falar de dois deles.

A couve-flor e o brócolis são dois vegetais da família das couves (Cruciferae ou Brassicae) muito ricos em propriedades nutricionais e medicinais. Essas duas flores de cabeça, uma verde outra branca, são potenciais amigas quando se trata de lutar contra processos cancerígenos no nosso organismo.

Tanto a couve-flor quanto o brócolis podem ser comidos cozidos, de preferência ao vapor, em saladas ou outros pratos de sua preferência.

Algumas pessoas têm o costume de descartar os talos e folhas de ambos esses vegetais o que é uma perda de alimentos de ótima qualidade – os talos mais grossos você poderá picar e jogar na sopa, ou então, descascar (tirar a camada externa, que é mais dura) e usar como aspargos em saladas.

Há quem indique o consumo de brócolis e couve-flor também crus. Cabe a você experimentar pois, são verduras que não há contraindicação no consumo in natura.

O brócolis é um dos alimentos que aumentam a velocidade do nosso metabolismo. Ambos são alimentos bastante calóricos portanto, o X da questão é a alimentação equilibrada, balanceada e usando, ora brócolis, ora couve-flor, ora outra crucifera, para manter a saúde em alta.

Couve-flor, boa fonte de vitaminas

A couve-flor é boa fonte de vitaminas (Vit. C, ácido fólico, Vit. K, Vit. B1, B2, B3 e Vit. E). Nos minerais, é ricas em cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cloro, enxofre, ferro, sódio e manganês. Também é boa fonte proteica, gorduras insaturadas e ômega 3.

Ação medicinal da ingestão da couve-flor

A couve-flor age como fortificante, mineralizante, neutralizante da acidez estomacal e é indicada em casos de fraqueza geral, prisão de ventre, problemas gástricos, indigestão, diabetes, colite, degeneração macular, obesidade e hipertensão – estes são os usos mais comuns.

Porém, a couve-flor, aliada a uma dieta balanceada, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, reduz os riscos de acidentes vasculares, câncer, doenças neurodegenerativas e cardíacas.

Leia mais: 10 ALIMENTOS E DICAS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

Seu consumo também tem ação na na manutenção dos ossos, cérebro e saúde celular, no equilíbrio eletrolítico do nosso organismo e na manutenção de níveis adequados de colesterol no sangue. Outros benefícios da couve-flor: seu potencial antioxidante retarda o envelhecimento, repara o DNA, protege de da perda de memória, previne crises de epilepsia e até previne a alopecia.

Brócolis rico em ácido fólico

brocolis

Fonte foto

O brócolis é rico em ácido fólico, betacaroteno (provitamina A), cálcio, ferro, fibras, flavonoides, indol, isotiocianatos, proteína, vitamina do complexo B, C, E, zinco e tem reconhecidas propriedades medicinais como anticancerígeno, anti-inflamatório calcificante, calmante, diurético, emoliente, laxante e vitaminizante.

Brócolis na cura

O brócolis é um vegetal usado na cura desde tempos imemoriais – desde épocas antes de Cristo, era recomendado seu cultivo e seu consumo para uma grande diversidade de males muitos dos quais ainda hoje se confirmam. As indicações mais comuns para o uso medicinal do brócolis são: anemia, ansiedade, bloqueio ou redução de danos celulares no caso de tumores e câncer, carência de vitaminas A, C e E, colite, deficiência de calcificação, inflamação, irritabilidade.

É mais frequente o uso de todas as partes verdes do brócolis – folha, talos e flores – cozidas em vapor ou refogadas diretamente.

Algumas pessoas podem sofrer de maior formação de gases intestinais por conta de irritação da mucosa gástrica com o consumo de brócolis cozido pois se eleva o seu teor de enxofre. Caso você tenha esses incômodos, consuma menos quantidade, refogue as flores e folhas jovens, não consuma a água de cozimento.

Brócolis e couve-flor estimulam gene com função anticancerígena

receitas com couve-flor

Segundo o médico nutrologista, Durval Rivas

“Outro importante benefício dessa família é uma substância chamada sulforafane, um fitonutriente com capacidade de estimular o gene com função anticancerígena. Estudos apontam que o ácido indol-3-carbinol encontrado nesses vegetais têm a capacidade de neutralizar as células tumorais sensíveis ao hormônio estrógeno, como os do ovário, mama e próstata.”

Leia mais: BRÓCOLIS, REPOLHO E COUVE CONTRA O CÂNCER DE INTESTINO

Uma outra informação interessante é esta_- no caso do câncer de próstata, a ingestão de brócolis para cura atua na redução de metastases – segundo um estudo científico publicado no Oxford Journal:

“A alta ingestão de vegetais crucíferos, incluindo brócolis e couve-flor, pode ser associado com um risco reduzido de câncer de próstata agressivo, particularmente doença extraprostática”.

Especialmente indicado para você:

COUVE: O VEGETAL MAIS NUTRITIVO DO MUNDO. VEJA PORQUE!

REPOLHO CURA: CONHEÇA OS USOS MEDICINAIS DESTE ALIMENTO

COUVE-FLOR: 3 RECEITAS ESPECIAIS

11 ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR QUANDO COZINHAR VERDURAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...