Por que a Nutella faz mal à saúde?

O mundialmente famoso creme de chocolate com avelãs, cada vez mais vem ganhando uma péssima reputação. Na web e nas redes sociais, especialistas e consumidores recomendam evitar a Nutella por conter ingredientes perigosos à saúde.

Os ingredientes acusados ​​são o óleo de palma, o açúcar refinado e a vanilina, uma das substâncias odorantes mais apreciadas para criar aromas artificiais. A imprensa alemã fala da Nutella como um produto que pode causar graves problemas por causa do seu elevado teor de óleo de palma e da sua alta quantidade de açúcar refinado. Também se enfatiza o baixo teor de avelã: apenas 13% do total dos ingredientes.

Óleo de palma

Para além do problema do desmatamento, quando o assunto é saúde, ao óleo de palma se destaca um fator muito preciso: quando aquecido na transformação industrial, este óleo conduz à formação de ácidos graxos que podem ser prejudiciais ao organismo humano, mesmo em pequenas quantidades e um quinto da Nutella é feito de gordura pura e óleo de palma. Segundo Alfonso Lampen, especialista em alimentos do Instituto Federal de Avaliação dos Riscos na Alemanha (BFR), os ácidos graxos formados no processamento do óleo de palma são prejudiciais para os rins, fígado e testículos, e também pode ter efeitos cancerígenos.

Lecitina de soja, vanilina e soro do leite

Existem numerosos artigos que atacam a Nutella, não só com relação ao óleo de palma, mas também porque contém ingredientes como lecitina de soja, a vanilina e o soro de leite.

A vanilina é um ingrediente artificial, considerado por alguns como uma neurotoxina para as células do cérebro, apesar de a OCDE não a considerar perigosa para a saúde. A vanilina é definida pela OCDE como um aditivo utilizado em todo o mundo e aprovada pelas autoridades de segurança alimentar.

A lecitina é obtida através do óleo extraído dos grãos da soja e vem usada comercialmente tanto como emulsionante quanto como lubrificante. Embora esteja ligada à benefícios à saúde, como por exemplo ao controle do colesterol, há quem acredite que a lecitina de soja seja um resíduo que contém solventes e pesticidas. Além disso, os preocupados com uso indiscriminado deste produto pela indústria alimentícia, lembram do problema da soja OGM, que pode causar problemas de fertilidade, alterações imunológicas e causar alergias.

O soro do leite é um produto dos resíduos da produção de queijo. Há suspeitas de que as empresas de laticínios produzam este ingrediente a partir de fontes abaixo do padrão tais como, vacas alimentadas com alimentos geneticamente modificados, antibióticos e hormônios.

Açúcar

Considerado o novo tabaco, está presente até nos produtos salgados industrializados, pode causar tumores e metástases. E açúcar é o que não falta na amada Nutella, quando deveríamos reduzir o seu consumo.  

A Ferrero Austrália interveio para esclarecer a questão e sublinhou que a vanilina é usada como aditivo alimentar sintético porque a produção de grãos de baunilha não é suficiente para atender a demanda industrial. A empresa explica que a vanilina é necessária para assegurar o sabor original do produto.

Com relação ao óleo de palma, a empresa se defende alegando que usa este ingrediente para produzir a Nutella de forma 100% sustentável, com base na certificação RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil).

Tais acusações viralizaram na web, com fotos de Stop Nutella, como a que você vê abaixo. Alguns artigos pedem para que os pais evitem de dar Nutella aos filhos.

Uma coisa é certa: a Nutella é mesmo muito doce e fazê-la em casa é muito fácil. Pelo sim pelo não, vale a pena tentar. Veja no link abaixo como fazer Nutella em casa.

seta

COMO FAZER NUTELLA EM CASA

Leia também: 

seta

COMO FAZER PASTA DE AMENDOIM EM CASA

seta

OS BENEFÍCIOS E OS MALEFÍCIOS DO LEITE DE SOJA

Fonte foto: Abramova Elena / Shutterstock.com