Nutella e seus ingredientes, a foto viral que revela o que o rótulo não diz


O que é que a Nutella contém? A receita do creme de avelãs mais famoso do mundo sempre se manteve sob uma aura de “mistério”. É claro que os ingredientes são mencionados (por lei) nos rótulos, mas agora uma imagem que imediatamente se tornou viral estaria mostrando as quantidades deles e, especialmente a proporção de óleo de palma e de açúcar, em comparação com as quantidades de avelãs e de cacau que, teoricamente, deveriam ser os principais ingredientes, pode nos fazer pensar bem antes de comprar.

O , um ingrediente recentemente alvo de críticas e retirado de muitos produtos alimentares devido à sua classificação como potencialmente cancerígeno pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, continua sendo utilizado pela Ferrero que alega que a sua Nutella contém óleo de palma seguro e saudável.

Mas talvez, o aspecto mais chocante da imagem é a quantidade de açúcar que parece dominar o pote de Nutella.

O açúcar parece constituir mais da metade dos ingredientes presentes.

nutella rotuloa

Enquanto a empresa não confirma se a foto é verdadeira, o rótulo carrega o açúcar como primeiro ingrediente, o que, de acordo com as instruções para a rotulagem de produtos alimentares, significa que é a maior quantidade de todos os ingredientes inseridos no produto.

A Ferrero fez saber: “Nós não divulgamos as proporções completas dos ingredientes da Nutella porque nossa receita é única e queremos protegê-la. O rótulo do produto fornece simples e claras informações nutricionais por porção de 15g, ou duas colheres de chá cheias, bem como por 100g. Os ingredientes estão listados no site da Nutella”.

E aqui a própria Ferrero faz questão de salientar a qualidade das matérias-primas que utiliza. Lê-se “o açúcar que usamos em nossos produtos é principalmente sacarose. Este se encontra em frutas e vegetais e as principais fontes são beterraba e cana-de-açúcar. Nós somos fornecidos exclusivamente por fabricantes que trabalham com beterraba não-GM, todos europeus. A cana-de-açúcar, ao contrário, vem de países não europeus. Nós compramos apenas açúcar não-geneticamente modificado”.

O mesmo vale para o óleo de palma, para o qual a Ferrero insiste que é óleo 100% sustentável com base na certificação RSPO. Mas aqui também há dúvidas.

Existe muita crítica com relação à Nutella não só pela questão do óleo de palma, mas também porque ela contém substâncias tais como a lecitina de soja, o leite em pó e baunilha. Aqui um artigo, em inglês, que convida o leitor a dizer não à Nutella, especialmente da parte das crianças.

E aqui um artigo nosso:

POR QUE A NUTELLA FAZ MAL À SAÚDE?

Mas em todo caso, você pode fazer Nutella em casa. Veja receita abaixo:

COMO FAZER NUTELLA EM CASA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Marcinha
    Publicado em 07/03/2021 às 2:53 pm [+]

    Gente, deixa os outros comerem as coisas, porra!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...