Chá preto ajuda a emagrecer


O verão está chegando e o que todo mundo mais quer é estar em forma para curtir aquela praia, o mar, o sol e o calor. E para chegar lá com o corpo em dia e bem nutrido, algumas bebidas naturais são excelentes para isso. Entre elas, o chá preto, que auxilia no emagrecimento e traz uma série de outros benefícios ao nosso organismo.

O chá preto é um dos quatro tipos de chá extraídos da planta Camellia sinensis, além dele também existem os chás branco, verde e oolong.

Chá preto auxilia no emagrecimento

O chá preto, assim como o chá verde, é um alimento termogênico, ou seja, é uma bebida que acelera o metabolismo e ajuda a queimar gorduras com muito mais facilidade.

Por passar por um processo de fermentação maior do que o de seus outros “irmãos”, em sua confecção, o chá preto possui ação antioxidante um pouco menor, mas tem mais cafeína do que os demais, que também acelera o metabolismo e contribui no emagrecimento.

Outros benefícios do chá preto

O chá preto possui outros proventos à nossa saúde. Entre eles o auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares, pois ajuda na diminuição da oxidação do LDL, o colesterol ruim.

Suas propriedades também facilitam a digestão dos alimentos, possui ação antioxidantes, retardando o envelhecimento, quando consumido quente aumenta a sensação de saciedade e ajuda na hidratação do organismo.

E a cafeína também é um estimulante da memória e do desempenho cerebral, mantendo-nos ativos e atentos.

Vantagens comprovadas cientificamente

Os benefícios do chá preto são inúmeros como reportados acima e foram devidamente comprovados por estudos científicos.

Um estudo publicado em 2012 comparou as taxas de consumo de chá preto em 50 países e constatou que, nos países com maior consumo desta bebida, doenças como a diabetes são mais raras, e o risco de ataques cardíacos são menores nas pessoas que consomem o chá regularmente.

Outros estudos também foram feitos comprovando os demais benefícios citados neste artigo.

Contudo, mesmo com tantas benesses, não é aconselhável exagerar no consumo deste chá. Isso graças a presença de cafeína na bebida, que pode causar elevação da pressão arterial se consumida em doses altas.

O consumo de uma, e às vezes duas, xícaras de chá preto diários são mais do que suficientes para garantir suas vantagens sem gerar preocupação desnecessária.

Leia também:

CHÁ GELADO: 5 RECEITAS PARA PREPARAR EM CASA

CHÁ MATE: TODOS OS BENEFÍCIOS

AYAHUASCA: DETENTOS FAZEM TERAPIA COM CHÁ ALUCINÓGENO

CHÁ VERMELHO EMAGRECE? SIM, MAS QUANTO CONSUMIR?

Fonte foto: nutrilover




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...