50 gr de açúcar por dia: o limite que não deve ser ultrapassado, segundo a OMS


50 gramas de açúcar por dia e não mais. Adultos e crianças nunca devem exceder esse limite diário. É o que emerge das novas diretrizes da OMS sobre o consumo de açúcar.

O documento tem o título de “Guideline on sugars intake for adults and children”. A OMS enfatiza sobre os riscos do consumo excessivo de açúcar. Reduzir o seu consumo nos protege da diabetes, da obesidade e da cárie dentária.

A OMS destaca que não mais de 10% das necessidades diárias de energia devem vir dos açúcares. Para se obter um benefício ainda maior para a saúde, deve-se reduzir pela metade a quantidade máxima indicada, ou seja, 25 gramas por dia, o equivalente a cerca de 6 colheres de chá, pois uma colher de chá contém cerca de 4 gramas de açúcar.

Nós não só devemos calcular as colheres de açúcar que colocamos no chá ou no café, porque a OMS refere-se também aos açúcares contidos nos xaropes, sucos de frutas, petiscos, biscoitos, iogurtes, bolos, doces e lanches. E atenção para os açúcares escondidos que podem estar presentes inclusive em produtos salgados, como molhos e conservas em latas.

Veja a tabela abaixo para ter uma ideia da quantidade de açúcar contida em cada tipo de alimento.

foto

foto

Todos os cidadãos devem rever seus hábitos alimentares para reduzir o consumo de açúcares refinados e açúcares adicionados.

Alguns especialistas sugerem intervenções dos governos para reduzir, por exemplo, a quantidade de açúcar presente nos refrigerantes. Melhor tentar cumprir os limites recomendados para a nossa própria saúde.

Leia aqui as novas diretrizes da OMS sobre o consumo de açúcar.

Leia também:

Um ano sem açúcar: a aventura de Eva Schaud e sua família

Açúcar magro – o que é, benefícios e contraindicações




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...