Estudo revela que há um tipo de carboidrato que ajuda a emagrecer


Um recente estudo científico lançou luz sobre o potencial do amido resistente, um tipo específico de carboidrato, como uma ferramenta eficaz no combate à obesidade. A pesquisa revelou que a incorporação desse carboidrato na dieta pode resultar em uma notável perda de peso e uma melhoria significativa na resistência à insulina em indivíduos com sobrepeso e obesidade.

Leguminosas são carboidratos resistentes

Variedade de leguminosas

O amido resistente é encontrado naturalmente em alimentos como leguminosas, arroz cozido e resfriado, batatas cozidas e resfriadas, aveia, banana verde, etc, e sua característica distintiva é a incapacidade de ser digerido pelo intestino delgado. Em vez disso, ele atinge o intestino grosso praticamente intacto, onde serve como alimento para as bactérias benéficas da microbiota intestinal.

O estudo

No estudo – conduzido por pesquisadores de renome internacional das universidades Shanghai Jiao Tong Universidade de Medicina, Universidade de Hong Kong e da Universidade de Jena –  37 participantes com sobrepeso ou obesidade foram submetidos a uma dieta padronizada combinada com um suplemento de amido resistente ao longo de oito semanas.

Os resultados foram surpreendentes: uma média de perda de peso de 2,8 quilos foi registrada, juntamente com melhorias na sensibilidade à insulina e uma gama de benefícios para a saúde metabólica.

Além disso, os cientistas descobriram uma conexão direta entre a ingestão de amido resistente, a melhoria da microbiota intestinal e os efeitos metabólicos positivos observados. Fazendo transplante de fezes dos participantes para ratos obesos, os pesquisadores confirmaram que a perda de peso também ocorreu nos animais, evidenciando assim a ligação causal entre o amido resistente, a microbiota intestinal aprimorada e a redução de peso.

Um achado particularmente interessante foi a identificação da bactéria Bifidobacterium adolescentes como tendo um papel significativo nesses benefícios metabólicos. Experimentos adicionais mostraram que alimentar ratos obesos exclusivamente com essa bactéria ajudou a prevenir a absorção intestinal de gordura da dieta e protegeu os animais da obesidade.

Embora esses resultados sejam promissores, os pesquisadores ressaltam que ainda não há evidências suficientes para recomendar o uso preventivo de amido resistente. No entanto, essa descoberta lança uma nova luz sobre o potencial dos carboidratos na dieta e destaca a importância de uma abordagem holística para o manejo da obesidade, considerando não apenas a quantidade de calorias, mas também a qualidade dos alimentos consumidos e seu impacto na microbiota intestinal e no metabolismo.

O estudo Resistant starch intake facilitates weight loss in humans by reshaping the gut microbiota foi publicado na revista científica Nature Metabolism.

Ainda sobre carboidratos, talvez te interesse ler também:

Carboidratos bons: o que são e quais alimentos contêm

A lista completa dos Carboidratos. Benefícios e a Função no nosso Corpo

Quais são os alimentos considerados ZERO CARBOIDRATOS?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...