Depois de 4 anos em busca de um parceiro, lêmure em risco de extinção dá à luz um filhote


Se você desacreditou do amor, essa notícia é para você!

Após quatro anos buscando por um parceiro, um lêmure em risco de extinção deu à luz recentemente, trazendo grande alegria ao Zoológico de Calgary (Canadá). O filhote, um varecia-preto-e-branco (Varecia variegata), representa uma esperança para a sobrevivência da espécie, que conta atualmente com apenas cerca de 10.000 indivíduos na selva de Madagascar.

O zoológico possui um Plano de Sobrevivência de Espécies, no qual os lêmures reproduzidos em cativeiro são estrategicamente utilizados para aumentar a diversidade genética em áreas-chave.

“Com os lêmures varecia-preto-e-branco sendo criticamente ameaçados na natureza, este filhote já desempenha um papel importante na sobrevivência e bem-estar de sua espécie”, afirmou Typhenn Brichieri-Colombi, pesquisador de conservação e consultor estratégico no Wilder Institute/Zoológico de Calgary.

O pai do filhote, Menabe, de 8 anos, está em Calgary desde 2017 e conheceu sua companheira, Eny, em 2021, quando ela foi transferida da República Tcheca. Os tratadores perceberam que seria uma boa combinação e decidiram uni-los (deu match).

Saiba mais: 

Atualmente, a família está se unindo nos bastidores do zoológico e não poderá ser visitada pelo público até o dia 19 de maio.

Com 90% de endemismo, Madagascar é um dos lugares de maior biodiversidade do mundo. Milhares de espécies de plantas e animais evoluíram separadamente do continente africano, desenvolvendo características e estratégias únicas para prosperar em seus ambientes.

Atualmente, existem oficialmente 21 espécies e 6 subespécies de lêmures vivos. No passado, havia muitas outras espécies, incluindo algumas do tamanho de gorilas.

Viva o amor!

Fonte: Good News Network

Talvez te interesse ler também:

Demônio-da-Tasmânia reintroduzida na Austrália dá à luz 3 lindos filhotes

Colugo: mamífero planador primo de macacos e humanos

Fofura, este macaco-da-noite é o jupará, espécie semeadora de cacau, em risco de extinção




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...