A carta de Joseph Ratzinger, aos 7 anos ao Menino Jesus pedindo 3 presentes de Natal


No Natal de 1934, o jovem Joseph Ratzinger, o emérito papa Bento XVI, com 7 anos de idade, escreveu uma carta ao Menino Jesus na qual lhe pedia “Quero ser sempre bom”.

A carta foi encontrada há 10 anos, em 2012, durante as obras de reforma de uma casa que a família Ratzinger tinha na Baviera, hoje transformada em um pequeno museu dedicado ao Papa. Sua irmã, Maria, guardou a carta bastante inusitada para um menino de 7 anos, pois o pequeno Joseph não pedia brinquedos ou doces…

Carta ao Menino Jesus do jovem Joseph Ratzinger/Twitter

Carta ao Menino Jesus do jovem Joseph Ratzinger/Twitter

Escrita com caligrafia cursiva chamada “Sütterlinschrift”, característica da época, o pequeno Joseph pedia três coisas muito específicas:

“Querido Menino Jesus, em breve descerás à Terra. Trará alegria para as crianças.

Você vai trazer alegria também para mim. Eu gostaria de um ‘Volks-Schott’ (é um missal em alemão com uma coluna paralela em latim, ou seja, um livro com preces usado na época para fazer a missa ). Uma casula (veste) verde e um Coração de Jesus.

Eu sempre quero ser bom.

Saudações de Joseph Ratzinger”, finaliza a carta.

O que o jovem Ratzinger não sabia, é que anos depois ele se tornaria papa e pai de todo o cristianismo.

O verdadeiro papa

Muito católicos dizem que Bento XVI é o verdadeiro papa.

Uma história controversa, Joseph Aloisius Ratzinger foi papa da Igreja Católica e bispo de Roma de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando oficializou sua abdicação. É sucessor de João Paulo II e predecessor de Francisco.

Dizem que ele ainda é papa porque renunciou apenas ao ministerium (exercício prático do poder) e não ao munus (o dom dado por Deus).

Seu anúncio de renúncia ao cargo foi feito em latim. Eis uma pequena de parte de seu discurso, noticiado pela Rádio Vaticano:

“Depois de ter repetidamente examinado minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que minhas forças, devido à idade avançada, não são mais adequadas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem ciente de que este ministério, devido à sua essência espiritual, deve ser realizado não apenas com atos e palavras, mas também com oração e sofrimento.

No entanto, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande importância para a vida da fé, para conduzir a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor do corpo e da alma, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim a tal ponto que devo reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério que me foi confiado.

Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, declaro livremente que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos Cardeais em 19 de abril de 2005, para que, a partir de 28 de fevereiro, 2013, às 20h00, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vaga e o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice deverá ser convocado pelos responsáveis”.

Da sua cartinha se vê que papa Bento XVI não teria mesmo como renunciar ao dom. Histórias natalinas gostosas de relembrar.

Fontes:

  1. korazym.org
  2. liberoquotidiano.it
  3. limesonline.it

Talvez te interesse ler também:

Bico-de-Papagaio ou Flor do Natal: a lenda conta que conquista corações

A Vida Secreta de Jesus. Quem foi Jesus Cristo?

O que significam os 3 presentes dados pelos Reis Magos ao menino Jesus?

10 Maneiras de embrulhar presentes de Natal sem gerar lixo

Significado do Natal: 35 curiosidades e símbolos

Conheça algumas das tradições mais excêntricas do Natal 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...