O reino de Frozen existe e fica na Áustria, mas corre o risco de colapsar pelo excesso de turistas


Hallstatt parece mesmo um lugar tirado dos contos de fadas e não admira que tenha inspirado a criação do reino de Arendelle, onde se passa a história de Frozen, o desenho da Disney que bateu recorde de bilheteria em 2013, com uma arrecadação de US$ 1,27 bilhão. Mas, desde que a heroína Elsa e sua irmã Anna caíram nas graças do público, o turismo cresceu exponencialmente.

O pequeno vilarejo alpino é patrimônio da Unesco desde 1997, no entanto, o título internacional nunca tirou o sono das 757 pessoas que vivem por lá. A situação agora é diferente: segundo informou o La Repubblica, da vizinha Itália, as autoridades locais querem encontrar uma forma de reduzir o fluxo de turistas, que hoje atinge a marca de 10 mil por dia. Ou seja, um número cerca de 14 vezes maior que o de habitantes.

“Hallstatt é um pedaço importante da nossa história e da nossa cultura, não é um museu. Queremos reduzir em pelo menos um terço o número de turistas, mas não sabemos como fazê-lo”, declarou Alexander Scheutz, prefeito da cidade.

https://www.instagram.com/p/B62mDuXifSP/

https://www.instagram.com/p/B66J_ppoD5u/?utm_source=ig_embed

https://www.instagram.com/p/B6tQXBhijiP/?utm_source=ig_embed

Pelo andar da carruagem, seja lá qual for a solução, ela precisa vir rápido. Frozen 2 acaba de superar o filme anterior e um novo recorde foi estabelecido, com uma arrecadação de US$ 1,32 bilhão, tornando-se a animação de maior bilheteria de todos os tempos.

Só nos resta desejar boa sorte aos moradores de Hallstatt.

Talvez te interesse ler também: 

Butão, o país mais feliz do mundo, é eleito pela Lonely Planet como o melhor destino de 2020

Os perigos do turismo no Mar Ártico

O Decálogo do Turista Responsável




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...