Turismo ambiental é alternativa econômica para índios, quilombolas e caiçaras em Ubatuba-SP


Comunidades tradicionais, quilombolas e caiçaras, de Ubatuba, buscam no turismo uma maneira de reforçar a economia local pois, as regras ambientais impostas com a criação do Parque Estadual da Serra do Mar, em 1977, impedem os trabalhos mais corriqueiros de coleta de madeira para fazer fogo, coleta de frutos e cascas de árvores, atividades tradicionais da região, e qualquer outra ação de cultivo da terra. É o que revela a reportagem da Folha de São Paulo.

Estas mudanças no uso do solo devem-se a que essas comunidades tradicionais habitam dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Mar, situação que vem se discutindo há décadas sem que se encontre solução duradoura.

Em tempos o Estado pretendia retirar as comunidades de seus locais de origem porém essa medida não vingou já que existe comprovada anterioridade das famílias residentes ao decreto de 1977.

O turismo ambiental é uma alternativa econômica interessante, nas áreas de preservação, como são as do parque. Como afirma Jorge Miguez:

“Buscamos colocar o turismo como um novo fator de sustentabilidade para essas famílias não irem à cidade em busca de subempregos, ou morar nas periferias locais”.

Jorge Miguez é o coordenador do projeto Rede de Turismo Ambiental Comunidades Tradicionais, da Associação Cultural Comunitária Gaivota, organização que está à frente da iniciativa na região.

Veja o video aqui!

Essa é a experiência turística a que se propõe à comunidade da Aldeia Boa Vista, um dos locais de visitação do turismo ambiental da região, onde o visitante poderá conhecer a cozinha e danças indígenas apresentadas pelos habitantes locais, caminhar por trilhas e se banhar em cachoeiras dentro da mata.

ubatuba 2

Outro ponto de visitação interessante é o Quilombo da Fazenda Picinguaba, onde se poderão fazer caminhadas na mata, banhos de rio e conhecer a culinária e artesanatos locais, sua forma de produzir e as técnicas usadas pelos quilombolas.

Ubatuba-SP é um dos litorais mais lindos do Brasil. Que tal colocar este roteiro nos teus planos para as próximas férias?

Para conhecer esses dois pontos de turismo ambiental no Parque Estadual da Serra do Mar, na região de Ubatuba, você pode fazer contato diretamente com as comunidades locais:

círculo verde Aldeia Boa Vista, no Bairro Prumirim, km 29,5 da Rodovia Rio-Santos, aberta à visitação de quinta a domingo, das 9 às 17 h. Telefone para informações: (012)996056723

círculo verde Quilombo da Fazenda Picinguaba, no Bairro Picinguaba, km 11,5 da Rodovia Rio-Santos, aberto à visitação de sexta a domingo, das 10 às 17 h. Telefone para informações: (012)997774130.

Especialmente indicado para você:

PROJETO VISA CONSERVAR A BIODIVERSIDADE BRASILEIRA GERANDO RENDA

ÍNDIOS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO POR MADEIREIROS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...