À descoberta da maior caverna do mundo: Miao Room


Uma viagem ao coração da Terra para descobrir o que os nossos olhos provavelmente nunca verão. China, Miao Room, a maior câmara natural subterrânea do mundo, que depois de ter sido melhor observada, ganhou este título.

Uma enorme estrutura natural admirada graças a uma expedição financiada pela National Geographic Society. Richard Walters, Daniela Pani e Roo Walters colocaram os pés nas profundezas da China e ficaram sem palavras quando na frente deles se abriu a grande câmara já antes conhecida, mas, pela primeira vez observada nos detalhes de toda a sua particularidade.

A caverna fora mapeada a primeira vez com laser 3D. As novas medições permitiram descobrir que trata-se da câmara com um maior volume no mundo. Dimensões impossíveis de se imaginar: 10.780.000 metros cúbicos.

foto

A medição do volume do Miao Room excede em 10% o da Sarawak Chamber na Malásia, a antes campeã do título de maior câmara subterrânea do mundo, ainda que a caverna malaia seja a maior do planeta em área, possui 154,5 mil metros quadrados.

Miao Room faz parte do sistema de cavernas de Gebihe, que está localizado no Ziyun Getuhe Chuandong National Park. A caverna mede 852 m de comprimento, 191 de largura e tem uma área de 118.000 m2.

foto

Por mais de 600 milhões de anos, a área em que se localizam as cavernas Gebihe fora coberta pelo mar. Esta foi a sua sorte, o longo período de tempo, durante o qual na área foram depositadas camadas espessas de sedimentos, como o calcário macio. O levantamento da área e, portanto, a erosão da camada de calcário, deu vida à caverna como a vemos hoje.

Para fazer o tour virtual pela Miao Room, clique aqui.

Para visitar a caverna junto com os protagonistas do passeio, clique aqui.

Leia também: Um restaurante dentro de uma gruta

Fonte fotos: NationalGeographic




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...