Salar de Uyuni: O lugar que o horizonte encontra o céu


Sabia que existe um lugar que parece um sonho, de tão surreal e incrível? Este lugar é Salar de Uyuni (ou Salar de Tunupa), o maior e mais alto deserto de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados e a 3.656 metros acima do nível médio do mar. Ele está localizado no sudoeste da Bolívia, perto da borda da Cordilheira dos Andes.

©Leonardo Rossatti/Pexels

©Leonardo Rossatti/Pexels

Conheça essa maravilha da natureza com as informações a seguir.

Origem e características marcantes

Há cerca de 40 mil anos a área desse deserto de sal fazia parte do Lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, além de dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni.

O Salar de Uyuni é coberto por alguns metros de uma crosta de sal, que tem um nivelamento extraordinário com as variações de altitude média de menos de um metro ao longo de toda a área do Salar.

Esta crosta serve como fonte de sal de cobre e dispõe de uma piscina de salmoura, que é extremamente rica em lítio, pois contém de 50 a 70% das reservas mundiais de lítio, além de conter importantes quantidades de potássio, boro e magnésio.

A origem do sal provavelmente está relacionada com a imensa quantidade de vulcões próximos do Salar de Uyuni, e também porque situa-se sobre uma região de altiplano, 3.650 m acima do nível do mar.

A imensa concentração do sal é também facilitada pelo fato de ser uma região muito árida.

É fácil de ser visto do espaço

Por ser uma enorme área de céu claro e com nivelamento excepcional da superfície, o Salar é ponto de referência para calibrar os sensores de satélites de observação da Terra, porque é bem visível do espaço.

Importância

O Salar serve como a principal via de transporte em todo o Altiplano Boliviano e é um importante terreno fértil para várias espécies de flamingos cor-de-rosa.

Além dessa importância, estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal, das quais pelo menos 25 mil são extraídas anualmente.

Geografia

O Salar de Uyuni tem aproximadamente 10.582 km² de área, ou seja, é maior que o lago Titicaca, situado na fronteira Bolívia-Peru e que apresenta aproximadamente 8.300 km².

O deserto de Uyuni é composto por 33 “ilhas”, que são assim chamadas por constituírem-se em pequenas elevações de terra, cercadas de sal por todos os lados.

Biodiversidade

A vegetação do Salar de Uyuni é dominada por cactos gigantes (Echinopsis atacamensis pasacana, Echinopsis tarijensis, etc.).

Outros arbustos incluem Pilaya – que é usado pelos moradores locais para curar catarro; e Thola (Baccharis dracunculifolia) que é matéria-prima na produção de combustível. Também estão presentes plantas de quinoa e arbustos de queñua.

No início de novembro, quando começa o verão, a área se torna lar de três espécies de flamingos cor-de-rosa sul-americanos: o Flamingo-chileno, o Flamingo-andino e o raro Flamingo-de-James.

Os flamingos aparecem no verão pois é quando se inicia o período de chuvas e também quando acontece o descongelamento das geleiras nos Andes que deixa o deserto de sal coberto de água, tornando-o um imenso lago com profundidade média de 30 cm.

Cerca de 80 outras espécies de aves também frequentam esta região, incluindo a Fulica cornuta, o ganso andino e o Hillstar andino. Também, a raposa andina, mais conhecida na região pelo nome de culpeo..

Turismo

Além da extração de sal, o Salar de Uyuni é também um importante destino turístico.

No período de chuvas, o Salar se assemelha a um enorme espelho que une o horizonte com o céu.

Entre abril e novembro todo a região de sal fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exótica.

Além do deserto de sal, é possível apreciar as ilhas e as lagoas coloridas onde se vêem os flamingos, e em um mesmo percurso, conhecer lagoas de águas termais e gêiseres que exalam vapor a uma temperatura de 38°C.

Outros atrativos do Salar são:

  • o Hotel de Sal Playa Blanca, uma construção no meio do deserto, toda feita com blocos de sal, dos tijolos aos móveis, que encontra-se no meio do salar mas atualmente está desativado
  • a Praça das Bandeiras, que fica em frente a este hotel
  • e o Monumento ao Rally Dakar, construído de sal para representar a passagem do Rally Dakar pelo Salar de Uyuni

Cultura

Existe uma lenda Aymara (que é como são denominados os indígenas dessa região dos Andes) que diz que as montanhas Tunupa, Kusku e Kusina, que estão situadas à beira do deserto, eram pessoas gigantes.

Segundo a lenda, Tunupa se casou com Kusku, mas ele fugiu para ficar com Kusina. De luto, Tunupa começou a chorar enquanto dava de mamar para seu filho. Suas lágrimas se juntaram ao leite e formaram o Salar.

Por conta dessa lenda, a população local considera Tunupa uma importante divindade, por isso a região também é conhecida como Salar de Tunupa.

Paisagem

Veja neste vídeo, publicado em Hurb no Tik Tok, uma das paisagens que marca o Salar de Uyuni:

@hurb Já conhece Salar de Uyuni? É o maior deserto de sal do mundo e fica na Bolívia! Incrível não é? 🥰 #travel #trip #adventure #salardeuyuni #bolivia #fyp ♬ Aesthetic – Tollan Kim

Como viajar para o Salar Uyuni

O Salar de Uyuni é um dos destinos turísticos mais famosos e deslumbrantes da Bolívia que proporciona paisagens magníficas e experiências inesquecíveis para os visitantes.

É um local para quem está buscando uma conexão com a natureza e contemplar toda a beleza impressionante deste local.

É importante mencionar que, devido à natureza remota da região e às condições extremas do clima, é recomendável fazer esses passeios com guias especializados e em veículos apropriados.

As condições climáticas podem ser bastante adversas, com temperaturas extremas e ventos fortes, especialmente durante a noite.

Existem diversas agências de turismo em Uyuni que oferecem passeios de um ou vários dias pela região, geralmente incluindo visitas às atrações mencionadas anteriormente.

Orientações de uma pessoa que visitou o Salar de Uyuni

O viajante Vai Fabim visitou o Salar de Uyuni e dá as seguintes orientações para fazer uma bom passeio:

Quando visitar

A melhor época é a estação seca, que ocorre de maio a novembro.

Já durante a estação chuvosa, que ocorre de dezembro a abril, as chuvas inundam o salar. No entanto, é nessa época que a água reflete o céu e cria um efeito de espelhamento. Porém, nesse período há bastante chuva, o que pode prejudicar o seu passeio.

É importante lembrar que o clima na região pode ser imprevisível, portanto, é sempre bom estar preparado para possíveis mudanças climáticas.

Como economizar

O lado boliviano é uma opção mais acessível em termos de preço. Isso porque as agências do lado chileno podem cobrar até três vezes mais pelo mesmo passeio.

Como chegar

Por La Paz, na Bolívia

É possível encontrar voos do Brasil para La Paz e chegando lá, você pode fechar com uma agência ou ir de ônibus até a cidade de Uyuni, que é o ponto de partida para as excursões no Salar.

Por Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

É também possível encontrar voos do Brasil para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e de lá pegar um voo interno até Sucre, capital boliviana, onde há ônibus até a cidade de Uyuni.

Sucre é uma cidade com muitos atrativos, então vale a pena passar um dia lá.

Tipos de Tour

Existem vários tipos de passeios e tours disponíveis para conhecer o Salar de Uyuni e seus arredores.

Os mais comuns são:

Passeio de 1 dia

Passeio clássico para quem quer ver apenas o deserto de Sal.

O passeio geralmente começa e termina em Uyuni e inclui visitas a pontos turísticos próximos, como o cemitério de trens, o povoado de Colchani e a ilha Incahuasi.

Passeio de 2 dias

Este passeio oferece uma experiência mais completa e inclui a visita a atrações turísticas adicionais, como os gêiseres Sol de Mañana, as águas termais de Polques, a lagoa verde e a lagoa colorada.

Passeio de 3 dias

É a opção mais completa e popular, que inclui as mesmas atrações dos passeios de 1 e 2 dias, além de outras atrações, como a lagoa hedionda, a lagoa Cañapa e a lagoa Ramaditas.

Todos estes passeios incluem refeições e hospedagem, já que você passará noites no deserto.

Você pode pagar mais para ter melhores opções de hospedagem como quarto privado, banheiro exclusivo ou até mesmo ficar em um hotel de sal.

Agências para marcar os passeios

Na cidade de Uyuni você encontra diversas agências e o ideal é fechar o tour por lá mesmo.

Os tours costumam sair às 11 da manhã, então se certifique de chegar antes desse horário.

Independentemente do tipo de tour escolhido, é importante pesquisar e escolher uma agência de viagens confiável e verificar se o tour inclui refeições, acomodações e outros serviços essenciais.

Cuidados com a altitude

A altitude elevada pode causar em algumas pessoas reações adversas como dor de cabeça, tontura, náusea, fadiga e dificuldade para respirar.

É importante se preparar adequadamente para a altitude antes de visitar o Salar de Uyuni, mantendo-se hidratado, descansando o suficiente e evitando o consumo de álcool e tabaco.

Algumas precauções adicionais incluem a ingestão de alimentos leves e ricos em carboidratos, evitar atividades físicas intensas nas primeiras 24 horas de chegada à altitude elevada e, se necessário, tomar medicamentos recomendados por um médico antes da viagem. É recomendável consultar um profissional de saúde antes de viajar para áreas de grande altitude.

Assista o vídeo, do canal Vai Fabim, para mais informações:

Observação e esclarecimento: No final do vídeo, Vai Fabim recomenda levar lenços umedecidos, porque ter água quente para tomar banho é coisa rara durante essa viagem.

Como normalmente as paradas nos abrigos/hotéis são durante a noite e manhã bem cedo, o clima é bastante frio para encarar a ducha gelada e a maioria das pessoas prefere optar por limpar o corpo com lencinhos umedecidos.

Salar de Uyuni: É como sonhar acordado

O Salar de Uyuni é a prova viva de que é possível sonhar acordado, e ainda tornar realidade este incrível sonho viajando para a Bolívia.

Fontes:

  1. Wikipédia
  2. Hurb
  3. Vai Fabim
  4. dicasdeviagem.com

Para conhecer mais lugares incríveis veja:

Costa Rica de incríveis belezas naturais: Onde fica, quanto custa e o que visitar

Os 6 lagos (e oceanos) congelados mais incríveis do mundo

Os melhores destinos para quem ama a natureza

Sørvágsvatn; Esse lago cria uma ilusão de ótica surpreendente

Quer fazer uma viagem ecológica, diferente e inesquecível? Conheça Tavares-RS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...