DIY-Faça você mesmo: panos umedecidos para limpeza


Nem todas as praticidades e comodidades da vida moderna oferece somente benefícios. Um exemplo disso são os panos descartáveis e umedecidos, utilizados para limpeza da casa. Ou mesmo aqueles para limpeza das mãos e até das partes íntimas, como são os lencinhos umedecidos. Estes tipos de produtos descartáveis não são recicláveis e muitas vezes fazem até mal à pele. São muitos os motivos para não usá-los até porque, dá pra fazê-los em casa.

Quando utilizamos estes panos ou lencinhos descartáveis para limpeza, o que vem depois é que não é tão prático e cômodo assim, pois, ao serem jogados fora vão parar, de uma forma ou de outra, no meio ambiente podendo ser engolidos pelos animais, causando asfixia e a morte deles, além de poluírem a Natureza.

Para evitar isso, existe uma forma de você mesmo fazer seus panos umedecidos práticos e caseiros!

Para isso, neste conteúdo será compartilhado um DIY (Faça você mesmo) postado no grupo do Facebook GreenMe Autoproduzione, Risparmio, Riciclo e Fai-da-te.

O que é necessário e como fazer panos umedecidos caseiro

Materiais a serem utilizados:

  • 1 pote de vidro com tampa hermética
  • panos ou tecidos que podem ser antigos ou usados (reutilize, não compre)

Ingredientes:

Modo de fazer:

No pote de vidro coloque a água e o bicarbonato de sódio, adicione o vinagre, de forma lenta, porque irá ocorrer uma reação decorrente da mistura das duas substâncias resultando em uma efervescência.

Após baixar a eferverscência, adicione os óleos essenciais e misture bem.

O líquido deve preencher 3/4 do pote.

Dobre os panos, juntando uma extremidade na outra, enrole-os fazendo uma espiral, colocando-os mergulhados na solução do frasco.

Deixe em repouso por alguns minutos, para que o pano absorva a água.

Feito isso, os panos umedecidos para limpeza estão prontos para serem usados

lenco umedecido 3

Para utilizar, basta puxar o primeira pano, tirando-o pelo centro da espiral, para conforme for usando, ir removendo o que vem por seguinte.

lenco umedecido 2

OBSERVAÇÃO: depois que usar o pano umedecido, lave as mãos, pois, embora os ingredientes sejam naturais e, também, higienizantes para a pele, a solução em contato com o Sol pode manchar a pele.

Onde utilizar o pano umedecido caseiro

Com este pano você pode limpar superfícies como mesa, prateleiras, pia, sanitários, pisos, azulejos, entre outros, de forma ecológica, sustentável, econômica, sem agredir o meio ambiente.

Nada como limpar a casa sem sujar o nosso Planeta!

Talvez te interesse ler também:

COMO FAZER BATOM EM CASA? 4 RECEITAS SIMPLES NATURAIS E VEGANAS

FAÇA VOCÊ MESMO, RÍMEL E DELINEADOR: LINDOS E NATURAIS

ÓLEO ESSENCIAL DE CITRONELA: COMO USAR E FAZER O EXTRATO EM CASA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...