Ter uma planta no trabalho aumenta a produtividade

planta no trabalho aumenta a produtividade

Você sabe o que é necessário para decorar o ambiente de trabalho e, de quebra, aumentar a produtividade? Mesas e cadeiras ergonômicas? Boa luminosidade e climatização? Feng shui? Sim, essas coisas podem complementar, mas o que é necessário mesmo, você jamais imaginaria: plantas!

É isso mesmo! Uma pesquisa que foi veiculada pela Universidade de Queensland, na Austrália, garante que um escritório que seja decorado com diversas plantas, chega a contribuir com um crescimento da produtividade da ordem de 15%.

Alex Haslam, que faz parte do corpo docente da Escola de Psicologia da instituição e coautor do estudo, chegou à conclusão de que colocar plantas no local de trabalho ainda causa um efeito de aumentar a satisfação do empregado e sua qualidade de vida.

Um escritório verde, segundo Haslam, leva a que funcionários estejam mais envolvidos em seus trabalhos física, mental e emocionalmente.

Trata-se do primeiro trabalho científico que buscou verificar a relação entre plantas e o mundo dos negócios e da produtividade. Os escritórios que serviram de base para o levantamento estão localizados na Holanda e no Reino Unido. O relatório foi elaborado em parceria com as instituições de Cardiff Exeter e Groningen e resultou de uma observação feita naqueles países por dois meses, além de entrevistas com os profissionais envolvidos.

Infelizmente, o que se pensa hoje é em fazer uma decoração minimalista e clean em excesso. Por isso, plantas e outros acabam não tendo espaço. A partir do estudo, ficamos sabendo que o investimento em paisagismo pode ser revertido positivamente para a produtividade da empresa. Não é fantástico? É a natureza, auxiliando o homem, mesmo em espaços urbanos e sem vida.

O estudo foi publicado, no dia 01 de setembro de 2014, no Journal of Experimental Psychology.

Que tal, além de plantas na mesa do escritorio, colocar uma foto da natureza na parede da sala, para ser mais otimista com o futuro?

Leia também: Quer ter mais confiança no futuro? Observe uma foto da natureza!

Fonte foto: www.businesscornwall.co.uk