Trabalhar sentado dá MUITA barriga


Trabalhar sentado por horas seguidas causa vários problemas de saúde. A grande queixa de quem trabalha por horas a fio sentado diante de um computador é a dor na coluna. Mas, segundo um estudo feito pela Warwick University, há outro problema gerando: a odiada barriga.

Para quem quer perder barriga vale a pena saber que o hábito de ficar sentado, associado à falta de atividade física, pode trazer problemas como o aumento do risco de doenças cardíacas e respiratórias, menos disposição para realizar as tarefas do cotidiano, dor nas costas mas, também, o aumento do tamanho da barriga.

Uma equipe de pesquisadores acompanhou, pelo período de um ano, 111 trabalhadores do serviço postal de Glasgow, na Escócia, que mantinham uma rotina considerada relativamente saudável, incluindo não serem fumantes e nem terem um histórico familiar de doenças cardiovasculares e diabetes, conforme explicou a Superinteressante. Desse total, 55 trabalhadores faziam atividades administrativas, em um escritório, e os demais trabalhavam fazendo entregas na rua.

Durante o monitoramento, os pesquisadores compararam a circunferência média do quadril de quem trabalhava sentado (97 cm) com quem trabalhava na rua (94 cm). Além da diferença de 3 cm, aqueles que trabalhavam sentados apresentaram maior risco de desenvolver um ataque cardiovascular em um período de dez anos – 2,2% contra 1,6% – e um Índice de Massa Corporal (IMC) médio quase um ponto maior.

Quanta barriga por horas de cadeira?

Os resultados indicam que, a partir de cinco horas diárias sentado, cada hora extra nessa posição representa um aumento de 2 cm na circunferência do quadril e 0,2% a mais de chances de problemas cardiovasculares.

Happy hour saudável

O alerta da equipe de pesquisadores para quem trabalha muito tempo sentado é adotar um hábito saudável compensatório, como fazer uma atividade física regular. Vale caminhada, corrida, natação, dança, enfim, algo que faça você ficar em pé ou se movimentar bastante.

Esse sim seria um happy hour saudável (não que a cerveja na sexta-feira com os amigos deva ser excluída, mas pode ser antecedida de uma semana mais ativa, concordam?)

Além da questão estética, já que há pessoas que não querem ter aquela barriguinha de chopp, o mais importante, mesmo, é a saúde.

Especialmente indicado para você:

SAÚDE: CAMINHAR RÁPIDO É MELHOR QUE CORRER

SEDENTARISMO É UMA DOENÇA? AS CONSEQUÊNCIAS ESPECIALMENTE EM CRIANÇAS

THE END OF SITTING: IMAGINE UM ESCRITÓRIO ONDE FOSSE PROIBIDO SENTAR-SE

GINÁSTICA HIPOPRESSIVA: DIMINUI A BARRIGA, DOR NAS COSTAS E MUITO MAIS 




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...