Como relaxar do trabalho no fim de semana?


Você se considera um workaholic?

O termo já até ganhou novas versões, como “síndrome do sábado”, na Inglaterra, e “karoshi”, ou morte súbita, em japonês. Em um mundo onde a tecnologia permite levar o escritório pra casa nos finais de semana, é muito difícil para algumas pessoas se desligarem do trabalho (algo fundamental para repor as energias e não atrapalhar a produtividade).

Uma reportagem da BBC investigou por que algumas pessoas não conseguem aproveitar o fim de semana para relaxar.

O tema passou a interessar alguns pesquisadores, que começaram a comparar os fins de semana passados diante do computador com aqueles usados para atividades de relaxamento, como dormir ou fazer algum passeio. Na opinião da psicóloga Jennifer Ragsdale, da Universidade de Tulsa (EUA): “Quando você leva para casa os problemas do escritório, você está mantendo aquela resposta fisiológica ativa. Se isso se prolongar, o resultado não é muito favorável”.

O estresse passou a ser tema de estudo da psicóloga em 2011, ao perceber como os seus próprios colegas encaravam o início da semana. Ela iniciou uma pesquisa com 183 participantes que relataram em questionários respondidos todos os domingos à noite o que haviam feito em seus dias de descanso e como se sentiram durante esses momentos. Eles também passaram por um teste de disposição emocional, que consistiu em indicar quais sentimentos positivos e negativos, constantes de uma lista que haviam recebido, eram aplicados a eles próprios. Os resultados apontaram que o grupo com uma avaliação mais positiva teve mais facilidade para se desvincular do estresse provocado pelo trabalho, enquanto o grupo “mais negativo” tinha muita dificuldade para relaxar.

Ragsdale acredita que nós temos naturalmente um viés negativo que estabelece que, se tudo é igual, tendemos a dar mais atenção a experiências menos prazerosas.

Apesar das possíveis críticas à leitura de Ragsdale, ela tem uma sugestão àqueles que não conseguem se livrar do trabalho: aprender a pensar de forma positiva, isto é, buscar o lado bom de suas tarefas no lugar de cultivar problemas. Estudos já demonstraram que esse tipo de visão ajuda a reduzir o risco de estafa e promove mais iniciativa, criatividade e cooperação.

Já a psicóloga do trabalho Jane Clark acredita que algumas pessoas creem que relaxar é contraproducente, por isso trabalham como loucas para não deixar acumular trabalho.

Acontece que não desligar pode provocar um estresse tão grande, podendo até invalidar o trabalhador em casos extremos. No Brasil, mas também no mundo, a maior preocupação está relacionada à crise econômica e, consequentemente, ao desemprego, o que pode gerar uma pressão em muitos trabalhadores que passam a trabalhar continuamente para mostrar produtividade com medo de perder o emprego. Mas esta estratégia, como vimos, pode ser muito prejudicial.

Como se desligar do trabalho nos finais de semana

Se você tem dificuldade para desligar do trabalho ou está estressado por causa do trabalho ou pela falta dele, o que faz com que ele não saia da sua cabeça, algumas dicas podem ajudar:

Ter um hobby é relaxante e motivador, ir ao teatro ou ao cinema é uma forma de distração, estar com os amigos (que não sejam do trabalho) é divertido, praticar uma atividade física é prazeroso, esquecer do celular um pouco (tente deixá-lo no silencioso) é libertador.

Todas essas dicas são cuidados para a saúde. Afinal, sem ela não é possível trabalhar.

Especialmente recomendado para você:

COMO RELAXAR NAS HORAS DE ESTRESSE NO TRABALHO?

EFEITOS DO ESTRESSE NO CORPO HUMANO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...