A primeira empresa espanhola a introduzir a semana de trabalho de 4 dias


Trabalhar menos dias da semana: enquanto na Finlândia isso ainda é uma promessa eleitoral, na Espanha o assunto está ficando sério. Os funcionários de uma empresa, a Software Delsol de Jaén, na Andaluzia, serão os primeiros da Península Ibérica a desfrutar de uma semana de trabalho de 4 dias.

O sonho de todo trabalhador é ganhar o mesmo por menos dias e, para esta empresa localizada em Mengíbar (Jaén) e dedicada ao setor tecnológico, era mais ou menos simples reorganizar os dias úteis em favor de seus funcionários.

Os benefícios em termos de saúde e meio ambiente finalmente foram percebidos na Espanha.

Como vai funcionar

“Desde 1º de janeiro de 2020, reduzimos nosso calendário de trabalho para quatro dias úteis por semana por trabalhador. Dessa forma, adaptamos o cálculo das horas semanais trabalhadas, das 40 horas anteriores, para 36 horas no inverno e 28 horas por semana no verão”, lê em uma nota.

A Software Delsol possui 181 funcionários e, entre outras coisas, já é um honroso programa de “conforto” para os trabalhadores: dentro de suas instalações, há uma academia, quadra de paddle, parede de escalada e outras áreas de relaxamento.

Agora, com a nova semana curta, aqueles que trabalham no escritório estarão presentes de segunda a quinta-feira, enquanto aqueles que atendem aos clientes descansam no fim de semana e alternadamente desfrutam de um dia extra de descanso por semana, continuando a “aposta na motivação e produtividade da equipe, reduzindo o estresse e permitindo uma menor carga de trabalho e maior descanso da força de trabalho”.

Um gigante como a Microsoft já experimentou a redução dos dias úteis , com resultados verdadeiramente surpreendentes em termos de eficiência e produtividade.

Esperamos, então, que mais e mais empresas estejam dispostas a adotar a idéia de reduzir a semana de trabalho em benefício das pessoas e do meio ambiente.

Talvez te interesse ler também: 

Microsoft experimenta a semana de trabalho de 4 dias e os resultados são surpreendentes

Veja porquê todos deveríamos trabalhar só 4 dias por semana

O trabalho contemporâneo está literalmente matando as pessoas, afirma pesquisador




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...