Riscos e rabiscos que inconscientemente fazemos: o que significam?


Riscos, rabiscos e desenhos – o que significam? Quem não, numa reunião por exemplo, encheu a lateral da página com rabiscos ou desenhos? Cada um de nós, mesmo sem pensar, já o fez alguma vez. Ou quando você está ao telefone, conversando com alguém, e rabiscando sem parar. O que será que isso significa?

Sim, esta é uma ação do nosso inconsciente através da qual pomos para fora alguma tensão interna ou, reorganizamos ideias que ainda estão fluídas. Seja como for, o ato de rabiscar, e as formas que usamos ao fazê-lo, tem tudo a ver com o nosso sistema de crenças (a base cultural e suas representações metafísicas).

As figuras desenhadas, ou o padrão de riscos e rabiscos no entanto, têm correspondência com sentimentos mais íntimos sobre os quais, muitas vezes, sequer tomamos consciência. O estudo destes rabiscos (assim como da nossa letra cursiva) é a grafologia, um ramo das ciências psíquicas bastante interessante pois, através do estudo das letras, riscos e desenhos se podem reconhecer diversos padrões psíquicos e de personalidade.

Vejamos, abaixo, alguns exemplos:

1. Figuras de pessoas

riscos rabiscos 1

* pessoas pequenas – você se sente indefeso, talvez, e se representa como um ser pequeno ou, quer abrir mão de alguma responsabilidade que pesa demais, e é pequeno em comparação com o universo (claro! E quem não é?).

* figuras de palito-bolinha, sem detalhes – será que seu estado de ânimo está tão instável que você precisa, urgentemente, se isolar do mundo?

2. Rabiscar a assinatura

riscos rabiscos 2Diz-se que a gente assina rabiscando quando está concentrado, virado para dentro. Isso indica uma necessidade de se manter no núcleo. Pode significar algo de egocentrismo mas, eu não acredito muito nisso. E você?

3. Desenhar quadrados, losangos, diamantes ou outras figuras geométricas

riscos rabiscos 3 4jpgIndica que você é uma pessoa consciente de suas metas e convicções, teimoso e insistente mas que consegue ser, ao mesmo tempo, cuidadoso e prudente. Suas ideias você as comunica aos outros e as defende com paixão. Mas, lhe falta um tanto de jogo de cintura para que as coisas fluam melhor, de forma mais harmônica. Experimente arredondar um pouco.

4. Quem desenha figuras circulares

Bolinhas ou argolas, unidas umas às outras ou não, pode estar querendo dizer que se sente fora do mundo exterior, isolada em si mesmo e, solitária. O inconsciente desta pessoa está dizendo, a gritos, que precisa de mais calor humano em sua volta.

5. Desenhar animais diversos

riscos rabiscos 5Os animais são simbólicos, você sabe. Uma raposa é maliciosa, um tigre ou lobo são agressivos. Os esquilos são frágeis e precisam de proteção. O leão tem “aquele” ar de superioridade. E por aí vai. Cada animal tem sua “significância” espiritual e emocional, pense nisso e avalie que rumo levam seus rabiscos de margem de página.

6. Espirais, linhas curvas, figuras circulares

riscos rabiscos 6 7

Pode ser que você esteja no meio de uma crise e dando voltas às ideias, preocupações ou possíveis soluções. Está tão concentrado em si mesmo que vai se enrolando nas linhas dos rabiscos. Cuidado para não dar nó (explodir sobre os outros).

7. Flechas

Um rumo definido, claro. Se a flecha aponta para cima, sua vida está orientada para os outros. Caso vá para baixo, indica a si mesmo. À esquerda está o passado, à direita, o futuro (estes são os rumos do seu pensamento).

8. Estrelas

riscos e rabiscos 8 9

Centro do universo, brilho acima de tudo. Mas, se a estrela tem muitos raios esse símbolo pode indicar depressão ou melancolia interna (e o inconsciente pede socorro para você, com certeza).

9. Flores, sol e nuvens

São símbolos de satisfação e boa projeção, positiva, dos assuntos que você está tratando.

10. Cruzes

riscos rabiscos 10 11 12

Alguma situação pesada que te leva a uma encruzilhada na qual você terá de optar? Pode ser. Observe e decida. Ninguém fica preso a uma encruzilhada, cruz, a não ser que queira.

11. Casas e caixas

Tendência ao planejamento e ao cálculo onde cada coisa tem seu lugar certo e, seguramente, uma pessoa com foco bem definido.

12. Jogo da velha, xadrez

Dificuldade em resolver algum problema, estresse por uma situação desagradável e pesada que você não conseguiu resolver, ainda. Busque seu caminho. O “xeque-mate” é todo seu!

13. Colmeias de abelhas

isoc rabisco 13

Quando a calma e a ordem na vida são necessárias e você se esforça para construir uma estrutura. Siga em frente, você vai conseguir mas, primeiro, tome consciência do processo.

Se o assunto te interessou, recomendo que você leia o artigo original de onde pincei as dicas acima, aqui no Men’s Health que é bastante completo nas explicações técnicas.

Especialmente indicado para você:

UM TESTE QUE REVELA EM UM MINUTO OS TEUS SENTIMENTOS MAIS PROFUNDOS

FAÇA O TESTE DA CHAVE PARA CONHECER MELHOR A TUA PERSONALIDADE

O QUE OS DEDOS DA MÃO TÊM A DIZER SOBRE A NOSSA PERSONALIDADE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...