As palavras tóxicas que te impedem de ser feliz

Muitas vezes, não prestamos atenção às palavras que pronunciamos, mas na verdade é demonstrado que cada um de nós tem um modo único de falar. Então, mesmo quando parece que estamos falando sem pensar, podemos estar escolhendo inconscientemente o nosso vocabulário, do qual devemos eliminar algumas palavras tóxicas.

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Amsterdã, as pessoas extrovertidas falam diferentemente das introvertidas. Estes últimos usam termos de precaução e preferem palavras como “talvez”, “provavelmente”…Ao contrário, os extrovertidos escolhem palavras abstratas e vagas, mas que expressam plenamente os seus desejos. No entanto, seja qual for o nosso tipo de linguagem, às vezes usamos palavras tóxicas que tendem a minar a nossa felicidade.

Vejamos alguns exemplos.

FRACASSO

Quantas vezes na vida dissemos ‘Eu sou um fracasso’ na frente de algo que não aconteceu de acordo com os nossos planos? Na realidade, o fracasso em si, não existe, são apenas experiências que nos levam a fazer determinadas avaliações. Portanto, em vez de falar em “fracasso”, devemos falar em termos de experiências de vida.

CULPA

Muitas vezes dizemos que nos sentimos culpados, mas não estamos plenamente conscientes das repercussões desta palavra. Sentir-se culpado implica que há algo de errado conosco, que algumas de nossas características como pessoas não são adequadas, o que gera uma profunda angústia existencial.

Em vez disso, devemos usar palavras como “desculpa pelo que fiz”, o que significa que nosso comportamento não foi correto, mas não significa que há algo de errado conosco.

palavras toxicas 3

DEVER

A palavra dever é um dos laços mais fortes que nos liga em absoluto, e foi inventada pela sociedade para gerar a culpa quando não queremos fazer algo e quando nossos impulsos e desejos vão na direção oposta.

O senso de dever nos faz agir como robôs, nos empurrando para fazer algo que não queremos. A solução é transformar a palavra dever em vontade, em querer.

IMPOSSÍVEL

Ser realista é muito importante, no entanto, a palavra impossível não deve ser usada, em vez disso, podemos dizer “é improvável”. Para a nossa mente, essa mudança é importante, porque desencadeia um mecanismo psicológico que ainda nos leva a experimentar.

Em suma, é melhor pensar em termos da probabilidade do que usar palavras lapidárias como é a palavra “impossível”.

palavras toxicas 4

ÓDIO

O ódio é uma das emoções mais perversas que existem porque acaba causando grandes danos. O ódio existe, não podemos eliminá-lo, mas devemos ter certeza de que é uma emoção que estamos realmente sentindo. É provável que o que rotulamos como ódio é na verdade rancor, frustração ou raiva, mas rotular o sentimento como ódio, fará com que esta emoção cresça e se torne realmente um sentimento que roubará nossa paz.

SEMPRE

A palavra “sempre” é sinônimo de imobilidade, então é uma palavra que não se encaixa na realidade, simplesmente porque as coisas mudam constantemente. Geralmente esta palavra esconde uma resistência à mudança e revela o desejo de se apegar ao passado e negar a evolução dos fatos.

palavras toxicas 5

NUNCA

Até mesmo a palavra “nunca” é uma palavra imóvel que não reflete a realidade das coisas que estão em constante evolução. Esta palavra é o reflexo de uma visão rígida que nos fecha às oportunidades ou aos novos caminhos que podem se abrir à nossa frente. Estar aberto às mudanças é crucial porque nos permite nos adaptar às novas situações, pensar, ao contrário, que algo nunca acontecerá, pode nos levar à grandes decepções.

PROBLEMA

A palavra “problema” tem implicações muito negativas porque está associada a obstáculos e dificuldades. Quando a pronunciamos, nosso cérebro reage imediatamente, acendendo todos os alarmes e gerando um estado de estresse e ansiedade. Vamos pensar sobre isso: todos os problemas, no final, são desafios que serão resolvidos.

palavras toxicas 6UM DIA

Se você é uma daquelas pessoas que sempre diz ‘um dia eu vou fazer isso’, então é provável que você tenha colocado em pausa os teus planos e projetos de vida. Essas palavras costumam esconder o medo do fracasso, a vontade de permanecer na zona de conforto ou uma falta de confiança nas habilidades individuais. Se realmente queremos algo, devemos nos comprometer a formular um plano de ação. Caso contrário, “um dia” se tornará “nunca”.

palavras toxicas 7

greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Siga no Instagram
Siga no Facebook