10 palavras de amor intraduzíveis e de grandes significados


Apesar de o amor ser um sentimento universal, muitas vezes existem palavras que o expressam de uma maneira tão profunda e peculiar, nas diversas línguas do mundo, que tal sentimento passa a ser intraduzível.

Algumas expressões em línguas distantes de nós, descrevem em uma palavra situações típicas da paixão para as quais usaríamos mais de uma palavra ou mesmo frases inteiras para descrevê-las.

A ilustradora britânica Emma Block criou ilustrações muito fofas que dão voz às palavras de amor que você provavelmente nunca ouviu falar.

Talvez esta seja a magia do amor e suas muitas faces. As imagens representam sentimentos, situações e emoções que todas as pessoas já experimentaram ou irão experimentar um dia na vida.

Vamos expandir o vocabulário mais romântico do mundo com as ilustrações de Emma Block:

1. Viraha

Você já percebeu que amava uma pessoa somente no momento pouco antes ou depois da sua separação mais ou menos inevitável? Em hindi há apenas uma palavra para descrever a consciência do amor que vem em um momento de separação: viraha.

foto

2. Merak

Merak é uma palavra em língua sérvia que indica um sentimento de profundo amor para o universo, que vem da capacidade de apreciar as pequenas coisas como a proximidade das pessoas que amamos.

foto

3. Retrouvailles

A palavra francesa retrouvailles expressa o sentimento de alegria que sentimos quando finalmente encontramos a pessoa que amamos, após uma longa separação.

foto

4. Oodal

Finalmente encontramos a palavra certa para descrever a falsa raiva que os apaixonados tentam mostrar depois de uma briga. Em tamil essa emoção é chamada de oodal. Um grande amor disfarçado de raiva, em suma, que pode ser usado para encontrar-se com mais alegria quando a paz for refeita.

foto

5. Mamihlapinatapei

Talvez você nunca tenha ouvido essa palavra na sua vida, mas você já se encontrou na situação que ela descreve. Na linguagem da tribo de Yamana, mamihlapinatapei é aquele olhar de desejo entre duas pessoas muito tímidas para darem o primeiro passo. É um olhar inconfundível.

foto

6. Flechazo

O amor à primeira vista: em espanhol o amor que floresce de repente se expressa em uma palavra: flechazo. Sim, naquele exato momento, quando vemos uma pessoa pela primeira vez e entendemos que a desejaríamos por toda a vida.

foto

7. Dor

Esperar com ansiedade o telefone tocar, olhar para o relógio constantemente à espera de um compromisso, ter a impressão de que o tempo que nos separa da pessoa que amamos não passa nunca. Estas emoções são resumidas em língua romena na palavra dor.

foto

8. Cwtch

Não é um simples abraço…um abraço qualquer não. A palavra cwtch indica um abraço carinhoso e muito mais, porque o abraço torna-se um lugar seguro, o lugar onde realmente nos sentimos em casa, nos braços da pessoa amada.

foto

9. Manabamate

Aqui está como descrever em uma palavra um dos sintomas mais evidentes de estar apaixonado: a perda súbita e inexplicável do apetite, mesmo na frente de um prato delicioso. No idioma Rapa Nui diríamos essa sensação em apenas em uma palavra: manabamate.

foto

10. Cafuné

Não precisamos traduzir, sabemos bem o que significa 🙂 Como você traduziria este gesto de amor a um estrangeiro?

foto

Leia também:

O AMOR ESTÁ NAS COISAS MAIS SIMPLES: 26 ILUSTRAÇÕES PARA NUNCA SE ESQUECER DISSO

DUAS PESSOAS SE BEIJAM ATRÁS DE UMA TELA E O PÚBLICO VAI AO DELÍRIO. EMOCIONANTE!

ÓRGÃOS E EMOÇÕES: A QUE EMOÇÃO CADA ÓRGÃO CORRESPONDE?

Fonte fotos: EmmaBlock




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...