Novo estudo revela alimentos que podem combater mau hálito


Uma revisão de sete estudos demonstrou que alguns alimentos podem combater o mau hálito, e não se trata de hortelã e outros alimentos frescos, mas sim, de alimento probióticos.

A revisão, publicada recentemente no British Medical Journal, demonstrou que, provavelmente, alimentos fermentados como iogurte, pão feito com fermentação natural e sopa de missô são capazes de intervir na halitose. O estudo é uma meta analise de estudos anteriormente publicados, envolvendo um total de 278 pessoas com idades entre 19 e 70 anos.

Halitose, ou mau hálito, pode ser sintoma de patologias ou de uma alimentação incorreta, por isso, é sempre recomendável consultar um médico.

Excluídas possíveis doenças que podem causar mau hálito, é interessante conhecer alguns alimentos bastante comuns que podem ser muito úteis para refrescar o hálito, de acordo com este estudo.

O estudo permitiu mostrar que alguns suplementos contendo probióticos como Lactobacillus salivarius e Lactobacillus reuteri, ajudam a manter o hálito fresco por quatro semanas. Isso porque, uma das principais causas da halitose é a presença de misturas gasosas de enxofre e compostos sulfúricos voláteis, produzidos pelas bactérias presentes na boca.

O estudo

Para avaliar a gravidade do mau hálito e a ajuda dos probióticos, o estudo mediu a concentração dos compostos sulfúricos voláteis de diferentes distâncias da boca dos participantes. Assim, puderam perceber  como esses compostos diminuíram significativamente quando os participantes ingeriam habitualmente os dois probióticos, em comparação com aqueles que receberam um placebo.

Iogurte, pães com fermentação natural e missô contêm exatamente os dois probióticos indicados. A única questão a ser melhor respondida é se consumir tais alimentos fermentados é tão eficaz quanto tomar suplementos.

O estudo “Efficacy of probiotics in the management of halitosis: a systematic review and meta-analysis” foi publicado no British Medical Journal em 20 dezembro de 2022.

Talvez te interesse ler também:

Estes 10 alimentos ajudam a combater o mau hálito

Caseum: bolinha branca na garganta. Causas, prevenção e como retirar 

Mau hálito: 10 remédios naturais eficazes

Por que tenho a Boca Amarga? Causas e remédios

Óleo essencial de hortelã-pimenta: todos os usos e benefícios

Água e limão: o que acontece com o corpo tomando todos os dias




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...