Com qual idade as pessoas percebem que estão envelhecendo?


Pergunta interessante. As pessoas vão indo até que de repente, não mais que de repente, começam a se perceber mais cansadas, com dores estranhas, a visão não é mais a mesma e por aí vai. Com que idade começamos a entender que estamos envelhecendo?

Uma pesquisa encomendada pela associação Found descobriu a idade com a qual as pessoas se dão conta do poder inexorável do tempo.

A pesquisa foi realizada pela empresa norte-americana OnePoll, encomendada pela Found, associação que visa promover o bem-estar psicofísico no controle do peso. Nela, determinou-se que é a partir dos 42 anos de idade que começamos a perceber o envelhecimento.

Por outro lado, o máximo de saúde e bem-estar, a fase da vida em que nos sentimos com maior disposição e energia, é percebida uns 10 anos antes, por volta dos 34 anos.

Claro que tal percepção não é igual para todo mundo.

Padrões e estilo de vida contam individual e socialmente. Por exemplo, essa pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, país com expectativa de vida, padrões alimentares e hábitos de saúde que diferem significativamente de outros países. No entanto, os dados dessa pesquisa podem ser uma referência, principalmente para os brasileiros, que possuem semelhanças com a cultura norte-americana.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada com dois mil cidadãos norte-americanos, com amostras representando várias gerações:

  • os baby boomers ou boomers, ou seja, os nascidos entre 1946 e 1964;
  • a Geração X, ou seja, os nascidos entre 1965 e 1980;
  • a Geração Y conhecida como “Millennials” (aqueles nascidos entre 1981 e 1996);
  • e a Geração Z ou “Centennials”, ou seja, os nascidos entre 1997 e 2012.

Os resultados mostraram que a maioria das pessoas começa a perceber o envelhecimento a partir dos 42 anos, embora 15% da amostra tenha dito que sentiu esses sinais antes da idade de 35.

Os principais sinais indicadores de que a idade avançada estava chegando para os participantes, foram:

  • dores nas articulações (39%),
  • aparecimento de doenças crônicas como hipertensão ou diabetes (37%),
  • metabolismo mais lento (35%)
  • e ganho de peso (30%).

De acordo com a pesquisa, os Millennials foram a geração que mais cedo sentiu os sinais de envelhecimento, em relação aos outros grupos, apesar da maior propensão à meditação e à consciência.

“Embora o envelhecimento seja inevitável, fazer mudanças no estilo de vida saudável é uma medida de cuidado preventivo que pode ajudar a reduzir problemas relacionados à idade, como ganho de peso e doenças crônicas”, disse ao The New York Post, a Dra. Rekha Kumar, Diretora Médica da Found.

“Nos últimos 100 anos – acrescentou – quase duplicamos a nossa expectativa de vida, pelo que é fundamental sermos proativos no prolongamento da nossa saúde e da nossa longevidade”.

Entre os conselhos da especialista para sentir o envelhecimento mais tarde, estão: melhorar os hábitos gerais de vida, descansar o número de horas recomendado para sua faixa etária, praticar exercícios físicos e cuidar do bem-estar mental.

E você, o quão velho se sente?

Fonte: NY Post

Talvez te interesse ler também:

Envelhecer não é inevitável, segundo este cientista da Harvard

Envelhecer e Ainda Ficar Mais Bonito → O que dá pra gente fazer?

Não ter medo de envelhecer é um privilégio de poucos

7 amigas compram uma casa para morar (e envelhecer) juntas

Beber 1 cerveja ou 1 copo de vinho por dia envelhece o cérebro em 2 anos

Transumanismo: a nova tendência DESumana




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...