Recuperar 100% a visão é possível com implante de córnea à base de colágeno de porco


Parece fake news. Mas que bom que não é.

Um inovadora tecnologia na área da bioengenharia, em experimentos usando córneas com base em colágeno obtido da pele de porco, restaurou a visão de 20 pessoas com cegueira corneana.

O tratamento permitiu que todos os pacientes recuperassem a boa acuidade visual e, em três casos, recuperassem a visão perfeita.

Viva a ciência!

Córnea à base de colágeno

Córneas derivadas de pele de porco.

Cientistas experimentaram a implantação do novo biomaterial criado por suecos da Linköping University.

O implante foi testado em vinte pacientes que recuperaram boa acuidade visual, incluindo três que recuperaram a visão perfeita.

O que é e como ocorre

Para fazer as córneas artificiais, os pesquisadores usaram moléculas de colágeno derivadas da pele de porco.

Elas foram altamente purificadas e estabilizadas para formar um biomaterial robusto e transparente que lembra a córnea humana, que é a camada transparente mais externa do olho.

Como se sabe, quando essa membrana é danificada, devido a traumas, infecções e doenças, como ceratocone, a visão pode ser reduzida ou comprometida e, em casos extremos, pode levar à cegueira.

Atualmente, estima-se que 12,7 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por alguma forma de cegueira da córnea e a única maneira de recuperar a visão é receber um transplante de córnea de um doador humano.

Esse tipo de cirurgia, no caso de pacientes com ceratocone em estágio avançado, atualmente é realizado em apenas um paciente em cada 70 devido à escassez de doadores, e requer uma operação bastante invasiva.

Implante menos invasivo

Os cientistas então começaram a desenvolver um método menos invasivo, pelo qual não é necessário remover o tecido da córnea do paciente.

Neil Lagali, professor da Universidade de Linköping, explica:

“Em vez disso, é feita uma pequena incisão, através da qual o implante é inserido na córnea existente”.

O implante dispensa suturas e, em testes pré-clínicos, mostrou-se mais simples e potencialmente mais seguro do que um transplante de córnea convencional.

A experimentação

O estudo clínico foi realizado na Índia e no Irã com 20 pessoas cegas ou prestes de perder a visão devido ao ceratocone avançado, que receberam implante de córnea à base de colágeno de porco.

Dentro de dois anos da cirurgia, nenhum dos receptores relatou complicações graves ou efeitos colaterais negativos.

De acordo com o relato dos pesquisadores, o tecido da córnea cicatrizou rapidamente e um tratamento de 8 semanas com colírios imunossupressores foi suficiente para evitar a rejeição do implante.

A córnea modificada por bioengenharia restaurou a curvatura corneana normal e, em geral, todos os participantes recuperaram boa acuidade visual, incluindo três que recuperaram a visão perfeita.

Lagali continua:

“Os resultados mostram que é possível desenvolver um biomaterial que atenda a todos os critérios para ser utilizado em implantes humanos, que podem ser produzidos em massa e armazenados por até dois anos e, assim, atingir ainda mais pessoas com problemas de visão.

Isso permitirá resolver o problema da falta de tecido corneano doado e acesso ao tratamento”.

Incrível, não é mesmo?

Um tratamento que pode devolver 100% da visão.

A intenção dos cientistas agora é fazer um estudo clínico maior, e os pesquisadores também planejam investigar se a tecnologia pode ser usada para tratar outras doenças oculares e se o implante pode ser personalizado para uma eficácia ainda maior.

Fontes: fanpage.it e Nature Biotechnology

Talvez te interesse ler também:

Breve história do sistema de escrita e leitura de Louis Braille

Causas emocionais de doenças nos olhos e problemas de visão: os olhos não veem quando a alma adoece

Colírio natural, chás e alimentos para ter olhos saudáveis




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...